Jovem americana diz não produzir lixo há dois anos

342 Visualizações
Fonte: Margaret Badore Graduanda em Estudos Ambientais, Lauren Singer passou a aplicar no dia a dia os conceitos que estuda em classe.

O lixo mundial deve aumentar de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025, segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). De acordo com especialistas, o problema se dá pela ausência de iniciativas mais eficazes de gestão dos resíduos e de descarte correto de materiais. As ações ainda são muito pontuais perto do que deve ser feito para que o mundo atinja o desenvolvimento sustentável.

Incomodada com o tamanho da produção de lixo da sua turma da faculdade em um único dia, a graduanda em Estudos Ambientais, Lauren Singer, passou a se sentir hipócrita por produzir tanto lixo quanto os seus colegas de classe e, ainda mais, por falar sobre sustentabilidade e meio ambiente e não aplicar esses conceitos em sua dia a dia. A partir desse momento, a nova-iorquina decidiu mudar radicalmente o seu estilo de vida e adotou a premissa de produzir lixo zero.

O que parecia impossível, já dura dois anos. E ela nem precisou de uma fórmula mágica para eliminar o uso de materiais como plástico e papelão de sua vida. Para não sofrer com a mudança repentinamente, a garota começou aos poucos, usando sacolas retornáveis e comprando alimentos a granel, de produtores locais. A jovem ainda passou a comprar roupas em lojas de segunda mão e criou os seus próprios produtos de higiene e limpeza em casa.

De acordo com Lauren, a adoção de um estilo de vida muito mais simples gerou resultados positivos. Ela passou a economizar dinheiro, já que toda e qualquer compra é pensada, e aprendeu a manter uma alimentação mais saudável.

Para estender o estilo de vida além da sua casa, no dia a dia, ela se acostumou a negar recibos de papel, canudos, sacolas plásticas e folhetos. Além disso, com o intuito de conscientizar mais pessoas, a jovem mantém um blog, intitulado Trash is for Tossers (“Lixo é para Babacas”, em português). Na página ela dá dicas e compartilha receitas de produtos, de sabão para lavar roupa até pasta de dente.

Apesar de parecer uma mudança drástica, Lauren afirma que não foi tão difícil e que, no fim, vale a pena, já que agora pratica as suas crenças em seu dia a dia.

Fonte: Vice O novo estilo de vida vem acompanhado de uma alimentação mais saudável.
Fonte: Margaret Badore
Fonte: Vice Lauren trocou as sacolas de plástico pelas retornáveis e leva seu estilo de vida para além de sua casa.
Fonte: Vice