Ações coletivas marcam Semana da Mobilidade e Dia Mundial sem Carro no Brasil

Capitais brasileiras diversificam atividades para engajar e conscientizar seus cidadãos entre os dias 18 e 22

21 de setembro de 2017
publicado por
Redação

Reprodução / Semana da Mobilidade Ações de mobilidade urbana visam estabelecer uma relação mais saudável entre os meios de transporte e a natureza.

Começou nesta segunda-feira, dia 18 de setembro de 2017, a Semana da Mobilidade, uma iniciativa que promove diversas atividades de conscientização no País, abordando a importância de estabelecer uma relação mais saudável entre os meios de transporte utilizados pelo ser humano e a natureza, minimizando seus impactos.

A grande data visada por empresas, organizações e ativistas independentes é o dia 22 de setembro, que é oficialmente conhecido como o Dia Mundial sem Carro, data em que todos aproveitam os holofotes para chamar atenção da sociedade por meio de projetos, eventos, ações publicitárias e muitos outros modelos de intervenção.

No Brasil, as pessoas têm demonstrado cada vez mais interesse em participar das atividades e colaborar com alternativas de mobilidade urbana, fazendo com que a lista de colaboradores aumente a cada nova edição. Neste ano, algumas ações coletivas das grandes capitais brasileiras já foram anunciadas e até já estão acontecendo. Entre as principais, podemos destacar:

Ações coletivas para o Dia Mundial sem Carro 2017

Pedalada coletiva noturna no Rio

A partir das 18h da sexta-feira, 22 de setembro, ciclistas se reunirão nos Arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, com destino ao Mirante do Leblon (região sul da cidade). A pedalada coletiva celebrará a data com o objetivo de fortalecer a utilização de formas alternativas de locomoção, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Ônibus abre as portas para passageiros em BH

Nesta quinta-feira, 21, a “Busona sem Catracas” realizará um serviço de utilidade pública para quem estiver saindo do trabalho, indo para faculdade ou fazendo algum passeio na região central de Belo Horizonte. Para os cidadãos que estiverem entre a Praça da Rodoviária e a Praça Milton Campos da avenida Afonso Pena, das 17h às 19h, o ônibus será gratuito.

Aplicativo de transporte coletivo lança desconto para paulistanos

Na capital paulistana, o aplicativo de transporte compartilhado Moovit, em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), está promovendo um desconto especial para seus usuários aproveitarem a Semana da Mobilidade. Com o código “CARONASP”, os passageiros do Moovit Carpool terão direito a R$ 30 de desconto (até R$ 8 por viagem) para usar até sexta.