O que são sumidouros de carbono?

Um processo, atividade ou ferramenta que retira os gases de efeito estufa da atmosfera e os armazena por um tempo é conhecido como sumidouro de carbono. Esse armazenamento acontece principalmente em oceanos, solos, florestas e outros locais onde os organismos capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera.

Os sumidouros funcionam como um ralo e diferentemente das fontes, que emitem mais carbono do que absorvem, eles absorvem mais carbono do que emitem. Por ser um processo natural e que conta com o meio ambiente, as ações humanas vem interferindo negativamente.

Isso porque a queima de combustíveis fósseis, bem como os diferentes usos da terra, associados ao desmatamento e queimada são as principais causas do aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Essa destruição, consequentemente, dificulta o armazenamento.

Protocolo de Quioto e as divergências

A ideia começou a se dissipar na comunidade internacional em 1997, quando o Protocolo de Quioto sugeriu que a absorção de dióxido de carbono por árvores e o solo é tão válida quanto à de reduzir as emissões de CO2 da queima de combustíveis fósseis.

Com isso, deu-se muita importância às árvores, outras plantas e o solo como sumidouros temporários do carbono emitido para a atmosfera pela queima de combustíveis fósseis.

No entanto, há um movimento contra esses sumidouros de carbono. Isso porque não é possível medir de forma exata o seu efeito, principalmente em florestas já que as árvores absorvem diferentes quantidades de carbono e o movimento de carbono nos solos é desconhecido.

Queimada na floresta

Foto: alfo23

Além disso, há um problema de interesses. As terras utilizadas para projetos de sumidouro de carbono requerem acordos legais que impedem o uso da terra durante muitos anos. Dessa forma as terras são utilizadas para gerar direitos de emitir para que os países e indústrias mais poluidores continuem poluindo enquanto as comunidades estão impedidas de atender suas necessidades.

Com isso, a tendência é de que daqui a alguns anos, não haja mais sumidouros naturais, já que com a continuação da poluição desenfreada, há também o aumento do efeito estufa e do problema ambiental do planeta.

Redacaohttp://www.pensamentoverde.com.br

A redação do Pensamento Verde possui experiência na produção de conteúdos relacionados ao tema da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estamos sempre em busca de informações atuais, interessantes e de grande relevância para a sociedade, pesquisando práticas sustentáveis ao redor do mundo e trazendo para o leitor apaixonado pela natureza. Acompanhe nosso portal e mantenha-se informado, contribuindo com um futuro melhor para o nosso Planeta Terra.