Sabesp ensina comunidades como poupar água

523 views
Reservatório da Cantareira
Reservatório da Cantareira.
Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital paulista teve o mês de janeiro mais quente desde 1943, ocasionando baixa umidade do ar e deixando os níveis do reservatório da Cantareira em estado de alerta. Para evitar não só este problema, mas também impedir o desperdício desse recurso natural dentre a população, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo criou projetos para tentar solucionar o problema logo na raiz: ensinando a comunidade a economizar água.

O programa “Cliente de olho no Futuro”, em atividade desde o ano passado, consiste em disseminar as práticas de conservação ambiental pelos moradores próximos às estações de tratamento de água, a fim de obter êxito na conservação e uso consciente desses recursos hídricos.

Uma das campanhas realizadas ocorreu em julho de 2013, na estação de tratamento da companhia localizada na Vila Leopoldina (zona oeste da capital paulista). No local, crianças moradoras dos arredores foram convidadas pelo projeto e puderam aprender sobre o processo de tratamento de água e esgoto e como economizar o recurso através de atividades lúdicas, teatros e gincanas.

Esta ação recebeu destaque no Benchmarking Brasil 2013, banco de práticas ligado à sustentabilidade empresarial.

10 milhões de pessoas conseguem desconto ao economizar água

Água
Foto: worldbank

Devido a escassez de chuvas, outra prática da companhia para driblar a falta d’água e promover a conscientização ambiental foi estabelecer descontos na conta dos clientes que pouparem água. A iniciativa foi proposta aos mais de 10 milhões de clientes que são abastecidos pelo sistema Cantareira, moradores da zona oeste, leste, norte e centro de São Paulo.

O desconto será concedido aos consumidores que reduzirem em média 20% o consumo de água em um período de um ano: de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Para esses clientes será disposto 30% de desconto na próxima conta. O resultado da campanha já na primeira semana em fevereiro foi a economia de 300 milhões de litros de água, total capaz de abastecer um bairro com 90 mil habitantes como o Tucuruvi (Zona Norte).

Empresa: Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Case: Cliente de Olho no Futuro

Responsável: Débora Pierini Longo e Ana Paula Rodrigues Syrio