Home > Cidades Sustentaveis > Cidade brasileira quer plantar duas árvores para cada habitante

Cidade brasileira quer plantar duas árvores para cada habitante

Para chegar ao nível ideal, Campina Grande está realizando ações para aumentar o número de árvores da cidade

24 de março de 2016
publicado por
Redação

Stockphoto.com / Wavebreakmedia Atualmente, cidade paraibana tem 100 mil árvores plantadas.

As árvores são indispensáveis para a garantia da vida no planeta e seu plantio pode trazer diversos benefícios, entre eles a purificação do ar e a diminuição da poluição sonora. Sem elas a vida na cidade grande seria impossível, pois auxiliam na umidade do ar e agem como sequestradoras de CO2, um dos gases tóxicos responsáveis pelo efeito estufa.

O meio ambiente também ganha com o plantio de árvores, uma vez que elas contribuem para equilibrar as temperaturas, reter a água da chuva, revitalizar a área urbana, proporcionar a sensação de bem-estar e evitar a erosão do solo.

Pensando nesses benefícios, Campina Grande, na Paraíba, está com um projeto ambiental que visa plantar duas árvores para cada morador. Contando com 400 mil habitantes e 100 mil árvores plantadas, a cidade quer aumentar esse número para contribuir para arborização urbana.

Para isso estão sendo criadas diversas ações:uma delas é o projeto “Adore uma Árvore”, desenvolvida pela Universidade Estadual da Paraíba, que já beneficiou mais de 46 cidades paraibanas e que existe desde 2007. O programa tem como objetivo realizar mutirões, distribuição de mudas e palestras conscientizando e educando a população para os riscos que o desmatamento pode trazer.

O professor e coordenador do programa Ivan Coelho, disse ao site da Universidade Estadual da Paraíba que o grande objetivo é elevar a cobertura verde da cidade, uma vez que há um déficit de 600 mil árvores apenas em Campina Grande. As secretarias municipais também gerenciam outras ações para fomentar o plantio de árvores.

Além de serem gratuitos, os projetos se tornam boas alternativa para aumentar o número de árvores na cidade e controlar melhor o cumprimento de normas de respeito ambiental. Participar dessas ações é imprescindível para se ter um ar muito mais puro e saudável.