Veterana do exército se junta à organização que protege animais selvagens na África

588 views
Fonte: Divulgação Kinessa Johnson faz parte da VETPAW, organização de veteranos de guerra unidos para proteger animais selvagens.
Fonte: Instagram / @beautyintragedy A equipe desempenha um trabalho de patrulha para proteger a valiosa vida animal do continente.

Após mais de quatros anos no Afeganistão, a veterana do exército norte-americano Kinessa Johnson decidiu lutar em uma batalha diferente, desta vez na África e contra os caçadores de animais selvagens. Johnson está inscrita na VETPAW, uma organização sem fins lucrativos que emprega veteranos do exército que desejam proteger animais selvagens. Segundo ela: “Estamos indo para lá para fazer algo de bom”.

Atuando na Tanzânia, Kinessa e outros veteranos desempenham um trabalho de patrulha para proteger a valiosa vida animal do continente. Entre as ações realizadas, a equipe treina guardas dos parques locais para que saibam como coibir a entrada de caçadores em áreas de risco: “A guarda local precisa de assistência, pois já perdeu mais de 180 homens somente no ano passado ao tentar impedir a caça de elefantes e rinocerontes”.  O treinamento inclui aulas com atiradores de elite, contra-inteligência e ainda medicina de campo.

Fonte: Instagram / @beautyintragedy Elefantes e rinocerontes são os alvos preferidos dos caçadores.

A África conta com as maiores populações de rinocerontes e elefantes de todo o planeta, por isso, é o alvo preferido de caçadores que muitas vezes revendem estes animais. Em alguns casos, o dinheiro arrecado é utilizado para financiar guerras e terrorismo no próprio continente. Para tentar melhorar este cenário, Johnson acredita que a educação também deve ser valorizada: “Além de cumprir as leis de caça furtiva, educar os moradores sobre a proteção dos recursos naturais do seu país é o mais importante em geral”.

Outra iniciativa de Kinessa Johnson é o uso das redes sociais para arrecadar dinheiro e chamar a atenção do mundo para a causa. Atualmente, ela possui mais de 40 mil seguidores no Facebook e Instagram onde posta fotos e vídeos de paisagens incríveis e dos animais protegidos. Além disso, o canal Discovery Channel está fazendo um programa especial sobre o trabalho da VETPAW.

Acompanhe o trabalho dela no Facebook e Instagram.