Tudo sobre o turismo sustentável e o ecoturismo

1.199 Visualizações

A beleza e a riqueza dos cenários naturais são atrativos para o turismo em todo canto do mundo. A exuberância das paisagens, o contato com a natureza e as opções de lazer oferecidas por estes locais têm aumentado a popularidade deste tipo de turismo que hoje ganha destaque e já possui diferentes modalidades, com características e objetivos distintos.

contato com a natureza
Foto: blogderotas

Os conceitos de Ecoturismo e Turismo Sustentável, apesar de algumas vezes serem tratados como sinônimos, apresentam definições e características diferentes. Enquanto o Ecoturismo abrange todas as atividades turísticas que têm como objetivo o contato com ecossistemas em seu estado natural, a vida selvagem e a população nativa dos locais; o Turismo Sustentável, por sua vez, traz consigo uma preocupação em garantir que tais atividades não desencadeiem efeitos negativos ao meio ambiente.

Caverna em Bonito
Caverna em Bonito
Foto: valdiney

Os impactos muitas vezes causados pelo ecoturismo, através das construções e da infraestrutura que invade os espaços naturais para receber os visitantes, fez surgir a necessidade de se conciliar a preservação da natureza com a expansão das atividades turísticas. O turismo sustentável busca equilibrar os interesses econômicos que a atividade estimula e a preservação do ambiente, prevenindo os efeitos negativos ao mesmo tempo em que incentiva a atividade.

No Brasil, apesar da força do ecoturismo, o turismo sustentável ainda é um desafio. A adaptação das práticas já desenvolvidas para um modelo que leve em conta a sustentabilidade tem sido discutida por grupos e organizações, no entanto, ainda são poucos os lugares que seguem a premissa. Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, a prática já é uma realidade. Algumas pequenas atitudes, como o monitoramento e controle da quantidade de visitantes aos atrativos naturais têm ajudado a minimizar os impactos da atividade no meio ambiente.