Smartphones poderão medir qualidade do ar

364 views
iStockphoto.com / diego_cervo Aparelho poderá detectar quantidade de dióxido de nitrogênio no ar.

Existiu um tempo em que o telefone celular era utilizado apenas para receber e efetuar ligações de trabalho, entre amigos e família, para paquerar etc. Hoje em dia, felizmente, os smartphones permitem uma infinidade de funções e aplicativos que tornam a vida mais prática e ágil, como pesquisar sobre assuntos na internet, acessar a conta bancária, pagar contas, jogar online… Fica até difícil acompanhar tantas novidades que surgem diariamente.

A novidade da vez é que pesquisadores australianos estão trabalhando em sensores para detecção da qualidade de ar e temperatura exterior… Tudo isso em nossas mãos através dos smartphones. Considerado o primeiro detector de dióxido de nitrogênio (NO2) de baixo custo, o modelo permitirá conferir a qualidade do ar e se contém NO2 na atmosfera, sendo este gás o principal responsável pela má qualidade do ar que respiramos e também por mais de sete milhões de mortes anuais segundo a OMS.

Substância causa problemas respiratórios

O projeto em desenvolvimento no Centro da Universidade RMIT de eletrônica e sensores avançados tem como objetivo alertar sobre o nível de NO2 no ambiente, evitando uma exposição desnecessária e que pode gerar problemas respiratórios. Para tal, o sensor que será inserido nos smartphones contém flocos microscópios de estanho dissulfureto que possuem a capacidade de detectar a presença e o nível de gases poluentes no ambiente.

“O método revolucionário que desenvolvemos é um grande começo para a criação de um modelo de baixo custo, sendo que o sensor de NO2 personalizado poderá até mesmo ser incorporado em smartphones. Isto ajudaria não somente na melhora da qualidade de vida de milhões de pessoas, mas também para evitar doenças por intoxicação de gases poluentes”, disse o professor e pesquisador Kourosh Kalantar-Zadeh, ao site da RMIT.

Vale lembrar que outras medidas relacionadas à saúde já podem ser encontradas em alguns smartphones, como o pacote Health Kit da Apple.