Site ensina como construir um fogão ecológico

1.004 Visualizações
Cargo Collective Fogão ecológico é feito com cabides de metal e pedras

O fogão ecológico é uma forma sustentável de diminuir a emissão dos gases tóxicos e reutilizar materiais descartáveis que são frequentemente descartados nos aterros. E foi pensando nos nômades tibetanos, que a estudante canadense Liz To, da universidade Emily Carr University of Art anda Design, inventou um modelo portátil deste fogão, batizado de Thab.

O objetivo era o de ajudar as comunidades afastadas e carentes e ensiná-las a construir seus próprios fogões. Por ser pequeno e portátil, o transporte do fogão fica muito mais fácil, além do seu formato reduzir a quantidade de fumaça produzida pela queima de combustível, diminuir o tempo necessário para o cozimento e fornecer emprego para a comunidade local. O Thab foi criado para ser forte, durável, eficiente, seguro e barato

O fogão possui uma forma cilíndrica e para sua construção foram utilizadas pedras, argila e cabides de arame, que são constantemente descartados pelos norte-americanos. A câmara de combustão possui um formado em “L”, revestimento em argila e rodeada de pedras por fora, para manter o calor interno.

De acordo com o site oficial, hoje calcula-se que 1,6 milhão de pessoas morrem ao redor do mundo ao inalar os gases tóxicos eliminados pelos fogões caseiros. Por este motivo, Liz desenvolveu um fogão ecológico que utiliza esterco como combustível.

Passo a Passo para construção do Thab

Para fazer um fogão ecológico como o Thab, a canadense utiliza cabides de arame e um alicate. O primeiro passo é desmontar os cabides e, com a ajuda de uma pinça, construir uma estrutura quadrada, montando uma rede cruzando o quadrado, pelas diagonais.

Confira detalhes da construção do fogão ecológico no vídeo de Liz To