Shopping de SP cria telhado com composteiras orgânicas

465 Visualizações
Ecoeficientes O Telhado Verde promove o reaproveitamento dos resíduos orgânicos e ainda proporciona economia de energia na utilização do ar condicionado.

Muitos acreditam que iniciativas ecologicamente corretas são caras e inviáveis de serem aplicadas de maneira rentável em grandes metrópoles. Porém, existem projetos que desafiam tal máxima e realmente melhoram não só a relação entre os empreendimentos e o meio ambiente, como a conta no final do mês.

Esse é o caso do Shopping Eldorado, localizado em São Paulo, a maior megalópole do país. Observando o volume de lixo orgânico gerado em suas dependências, a administração do local resolveu mudar a sua política residual. Ao invés de mandar todo o seu lixo orgânico para aterros sanitários, o shopping resolveu criar uma composteira no telhado do prédio, transformando restos de comida jogados fora pelos consumidores na praça de alimentação em adubo de uma horta orgânica.

O projeto foi criado em 2012 e foi batizado de Telhado Verde. O objetivo é acabar com o envio de lixo orgânico para aterros sanitários em cinco anos. Após serem coletadas das lixeiras do shopping, as 10 mil toneladas de resíduos produzidos por mês recebem uma enzima responsável por ajudar no processo de compostagem, eliminando o odor e transformando a massa de lixo em adubo.

São 2.500 metros destinados ao projeto, onde são produzidos legumes e verduras como alface, tomate, manjericão e cebola e plantas como gazânia, lavanda, erva doce e hortelã. Os alimentos cultivados sem nenhum tipo de pesticida são destinados aos restaurantes do próprio shopping.

Porém, as vantagens do Telhado Verde não acabam só na diminuição do lixo destinado a aterros e a produção de alimentos orgânicos para as lojas locais, ele ainda proporciona uma economia de energia na utilização do ar condicionado do prédio.  Por estar localizada no telhado do Eldorado, a horta funciona como se fosse mais uma camada de isolamento térmico, o que deixa o shopping mais fresco naturalmente.

Fonte: Ecoeficientes
Fonte: Ecoeficientes
Fonte: Ecoeficientes