Escolher os meios de transporte mais ambientalmente adequados na hora de se deslocar de um canto para outro também é parte dos esforços da população mundial por um futuro mais limpo e sustentável. Na prática isso significa reduzir as emissões de CO2 que uma atividade tão automática como essa (e que fazemos diariamente) lança no meio ambiente.

Infelizmente, dá para contar nos dedos de uma mão a lista dos meios de transporte mais sustentáveis que existem. São eles a bicicleta, o metrô, o carro elétrico e, o mais sustentável de todos, o velho hábito de andar a pé.

A bicicleta e a caminhada são os melhores porque, além de não emitirem nenhum tipo de poluente, são benéficos à saúde. Outro ponto interessante: por não emitem sons tão altos quantos outros meios, eles não contribuem para a poluição sonora que, como você já viu em outras publicações do Pensamento Verde, não são nada sustentáveis. O metrô está nesta lista por ser movido a energia elétrica, limpa e renovável, além de ser capaz de percorrer longas distâncias em um curto período de tempo.

Nos últimos anos, a criação dos carros elétricos ganhou destaque por ser uma nova opção de transporte sem a emissão de gases poluentes e obviamente por não necessitar de combustíveis fósseis. Apesar dessa ser uma opção válida, o custo é bem elevado, embora não cause prejuízos ao meio ambiente num comparativo aos carros tradicionais.

Outras alternativas

Outros veículos públicos de transporte como ônibus e trem, apesar de não ser a alternativa mais confortável, também podem ajudar na redução do número de veículos nas ruas, afinal, num único ônibus é possível acomodar dezenas de pessoas e por incrível que pareça ele é mais seguro num comparativo aos carros e motos. Diversas empresas têm se preocupado com a questão dos poluentes e substituído veículos antigos por alternativas mais ecológicas.

A carona solidária é uma tendência no campo da economia colaborativa que, embora não seja uma prática nova, vem ganhando força inclusive por conta do auxílio da tecnologia. Atualmente existem muitas plataformas que conectam pessoas em busca de uma carona. Além da economia com combustível e outros gastos, os adeptos ganham a oportunidade de se conectar a outras pessoas que também partilham da mesma preocupação central: o meio ambiente.

Descarbonizando o transporte

Políticas públicas podem – e devem – contribuir para canalizar a receptividade da população a meios de transporte mais sustentáveis e menos poluentes ao mesmo tempo em que reduzem desigualdades. O estímulo à mobilidade ativa e ao transporte coletivo tem o papel importante de fortalecer alternativas limpas e democráticas, com benefícios à saúde, ao clima, ao meio ambiente e à economia.

E você, quais são os meios de transporte que mais usa pensando nisso?

***

Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade!