Projeto Zero Desperdício: PARTE 1

975 Visualizações

Aprenda como implementar na sua vida coisas básicas, mas que vão ajudar na hora de reaproveitar e ter zero desperdício com esta nova série

Parece algo completamente utópico falar em zero desperdício. Impossível? Não. Difícil? Com certeza. Mas aos poucos, colocando em práticas ideias a longo prazo, pode acontecer sim. Mas zero? Pois é. O projeto implementado originalmente batizado de Zero Waste, propõe a redução ao máximo de lixo. Controlar cada coisinha que sua família usa é uma missão suicida, mas ter o pensamento sustentável e seguir estas dicas facilita o processo rumo ao Zero Desperdício.

Acompanhe nossa série e fique por dentro do Zero Desperdício!

Pense:

Se você se recusar a comprar/consumir embalagens que incentivam o desperdício, a demanda destes tipos de produtos cairá;

Procurar adquirir embalagens que possam ser reutilizadas em prol daquelas inutilizáveis você ajuda o meio ambiente, que já está saturado com o problema do plástico;

Reveja sua lista de compras: se são aceitos na sua casa, são aceitos na sua vida. Desintoxique suas escolhas e prefira o que é mais ambientalmente correto e/ou reaproveitável.

O objetivo deste projeto é fazer nosso melhor com os recursos disponíveis.

zero desperdício

5 princípios para começar o projeto Zero Desperdício

No livro Zero Waste Home, da ativista Bea Johnson, estão alguns fundamentos para ajudar a atingir seu objetivo.

  1.    Recuse aquilo que você não precise.

Veja sua lista, seus armários e pense: o que eu posso fazer com isso? Elimine aquilo que vai atravancar sua casa: plásticos, embalagens, lixo eletrônico (tem algum celular parado? Pode vender ajudar o produto a ser útil de novo).

  1.    Reduza itens usados.

Realmente precisa de tudo isso? Repensar quantidades também é uma forma de evitar desperdício do seu dinheiro.

  1.    Reutilize tudo o que puder.

A arte da transformação! Reutilize embalagens, transforme-as em algo necessário e útil. Estenda a vida útil das coisas consertando-as ao invés de simplesmente trocar por algo novo, até mesmo vendendo ou doando para alguém que possa usar as peças. Itens de segunda mão pode até parecerem ruins, mas uma boa pesquisada pode render grandes coisas.

Existem grupos de escambo no Facebook, onde você oferta seu produto e interessados mostram o que têm para trocar. Esta é uma forma de ser sustentável e passar mais um pouco longe do desperdício.

  1.    Recicle tudo o que não puder reutilizar ou reduzir.

Sempre existem itens que realmente são impossíveis de reutilizar ou reduzir. Mas reciclar sempre é uma saída. Encontre ecopontos na sua cidade. Faça a separação de resíduos em casa e coleta seletiva.

  1.    Faça compostagem de orgânicos.

A composta de orgânicos, como pedaços de madeira, bambu, restos de comida devolve nutrientes e fibras para o solo.

Fique atento para as próximas novidade a respeito do Projeto Zero Desperdício e deixe nos comentários: o que você faz em busca da diminuição de resíduos?