Projeto visa criar consciência ambiental nas crianças através de atividades lúdicas

3.501 views
Sustentabilidade
Foto: gazetadopovo

Evitar o desperdício de recursos naturais e aprender a poupá-los é tarefa de qualquer pessoa dentro de uma sociedade. Através dos exemplos que crianças recebem em casa e na escola pelos adultos, é possível construir, aos poucos, um modelo de preservação ambiental em cada círculo social e, posteriormente, uma consciência ecológica mútua. Mas para que essas ideias se tornem claras a ponto de se tornarem práticas, projetos de pedagogia ligados ao tema são importantes.

Por isso, em 2009, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo criou o “Criança Ecológica”, iniciativa a qual produz vídeos, palestras e jogos com informações interativas sobre o assunto que são expostos em escolas públicas e centros pedagógicos. Um dos locais de atuação desse projeto é o Villa Ambiental, espaço localizado dentro do Parque Vila Lobos, adaptado para receber crianças e adolescentes e transmitir os conceitos de aquecimento global, desmatamento e demais questões através de brincadeiras educativas.

Organizado pela coordenadora Mônica de Lima, o Villa Ambiental reúne diversas atividades interativas, como peças de teatro, livros e jogos que transmitem ao público problemas presentes no dia a dia da sociedade – como o lixo, poluição do ar – e também, ressaltar a responsabilidade ambiental de todos para garantir a sobrevivência do planeta e a preservação dos recursos naturais.

Um dos vídeos do “Criança Ecológica” começa contando a história da Terra e a forma como o homem promoveu o crescimento dela, porém se esquecendo de poupar a água, áreas verdes e a preservar as espécies de animais. Assista: