Projeto cria rede para facilitar a troca de informações sobre a reciclagem de resíduos

296 Visualizações
rederesiduo Resíduos.

A REDERESÍDUO é um ecossistema de inovação para gestão de resíduos. Ela oferece serviços customizados e uma plataforma para facilitar a melhor destinação e valorização do lixo, realizando transações econômicas e parcerias institucionais entre os atores, para juntos criarem valor através da inovação.

O projeto, idealizado pelo Sistema Ciclo Processamentos, é um ambiente seguro na internet que conecta geradores, que querem vender, trocar, doar recicláveis ou destinar resíduos, com recicladores, transportadores, empresas de tratamento e disposição final. Devido à iniciativa, o programa recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

O objetivo no case premiado foi ampliar a destinação de resíduos para reciclagem e sua comercialização nas obras da construtora Camargo Corrêa por meio de uma interface entre as obras que disponibilizam seus resíduos e as empresas que procuram materiais e/ou matérias-primas para seus processos.

Através da rede é possível cadastrar o tipo e quantidade de resíduo disponível para compra/venda ou doação; otimizar seu frete e acompanhar todo o processo até o destino final. Tudo através de sistema georreferenciado. Os materiais que seriam descartados e considerados lixo são reinseridos na produção de novos produtos, através da logística reversa.

Sua atuação é proativa e diferenciada criando um fluxo constante de informações e contribuindo para a realização de negócios com notificação automática de oportunidades. Os relatórios online dos negócios, transações e oportunidades realizados ou em curso dão transparência aos processos e permitem aos participantes cadastrados a supervisão, o acompanhamento e a contabilização das operações concretizadas.

Empresa: Sistema Ciclo Processamentos

Case: REDERESIDUO na CAMARGO CORRÊA

Responsável: Isac Moises Wajc

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.