Pesquisadores criam plástico que se desmancha quando exposto à luz

500 Visualizações
Depositphotos Ainda em fase de teste, a novidade pode ser a solução para um dos grande problemas de descarte do lixo urbano.

Pesquisadores da Universidade da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, descobriram uma espécie de plástico biodegradável que se decompõe quando exposto a uma fonte de luz específica.

A novidade pode ser a grande solução para um dos principais problemas do descarte de lixo nos centros urbanos. Só no Brasil, o plástico representa 13,5% do total descartado. Este material reciclável, quando eliminado de forma incorreta, acarreta uma série de problemas ambientais como o chorume, líquido altamente tóxico que resulta da fragmentação deste resíduo.

O plástico descoberto é feito à base de frutose, carboidrato encontrado em frutas, que deu origem a uma solução de moléculas convertidas em polímero. No estudo, depois de exposto à luz por três horas, esse polímero voltou ao seu estado original.

“Nossa estratégia poderá construir novos materiais degradáveis com a luz após serem usados, diminuindo os efeitos de produtos químicos indesejados no meio ambiente” afirmou o Dr. Sivaguru Jayaraman, um dos responsáveis pelo estudo.

O composto ainda passará por testes de durabilidade e de força dos potenciais plásticos derivados antes de ser comercializado. Nos próximos dois anos, os pesquisadores se concentrarão na aplicação desta novidade em carros e eletrônicos, alguns dos polímeros mais utilizados.