Persuasão do bem: menus podem estimular a sustentabilidade

205 views

Mudanças nas mensagens dos cardápios podem aumentar o consumo de alimentos benéficos ao meio ambiente.

De acordo com a organização de pesquisa, World Resources Institute (WRI), mensagens em prol do meio ambiente, cuidadosamente elaboradas e incluídas em cardápios, podem dobrar a probabilidade de as pessoas consumirem itens com baixo teor de carbono e à base de plantas. Para chegar a essa conclusão, o instituto conduziu um estudo comportamental com mais de 6 mil americanos.

O resultado é importante pois, atualmente, a produção de alimentos corresponde a um quarto das emissões de gases do efeito estufa, com os alimentos de origem animal contribuindo com o dobro da quantidade de emissões em comparação aos alimentos à base de plantas.

Nesse sentido, ambientalistas apontam que o consumo de carne vem crescendo nos últimos anos. Os americanos, por exemplo, consomem em média 110 kg de carne por pessoa ao ano, dado que merece atenção considerando os efeitos cada vez mais evidentes do aquecimento global.

Como foi feito o estudo

Para identificar o quanto a comunicação com foco no meio ambiente impacta na escolha dos consumidores, o WRI testou mensagens diferentes relacionadas ao tema com mais de 6 mil participantes nos Estados Unidos.

O estudo consistiu em simular pedidos on-line de diferentes cardápios com 6 opções de pratos com carne e 2 pratos vegetarianos. Nos menus, eram incluídos temas-chave acompanhados de mensagens reforçando a importância da alimentação à base de plantas e seus benefícios ao meio ambiente comparados a uma dieta carnívora.

Os estudiosos constataram que dois temas foram responsáveis por dobrar a porcentagem de pedidos de pratos vegetarianos pelos participantes: “pequenas mudanças, grande impacto” e “junte-se ao movimento”. Além disso, esses mesmos participantes se mostraram mais propensos a pedir pratos vegetarianos no futuro. Confira os temas e mensagens aos quais os participantes foram expostos:

Pequenas mudanças, grande impacto
Cada um de nós pode fazer uma diferença positiva para o planeta. Trocar apenas um prato de carne por um à base de plantas economiza emissões de gases de efeito estufa equivalentes à energia usada para carregar seu telefone por dois anos. Sua pequena mudança pode fazer uma grande diferença.

Junte-se ao movimento
90% dos americanos estão fazendo a mudança para comer menos carne. Junte-se a esse movimento crescente e escolha pratos à base de plantas que tenham menos impacto no clima e sejam mais gentis com o planeta.

Saúde e meio ambiente
Você ficará surpreso com o impacto positivo que os alimentos à base de plantas podem ter no planeta e na sua saúde. Escolha pratos à base de plantas para reduzir sua pegada de carbono e melhorar a nutrição. É sobre fazer bem a você e ao planeta.

Benefícios no sabor
Pratos à base de plantas são compostos por vegetais frescos e ervas e especiarias saborosas, tornando-os uma refeição deliciosa que também é mais gentil com o clima do que os pratos à base de carne. Saboreie a comida que salva o planeta.

Um futuro sustentável
Escolher alimentos à base de plantas é a melhor maneira de alimentar uma população crescente, protegendo o clima do nosso planeta para as próximas gerações. Um futuro mais verde para nossas crianças começa no seu prato.

Para restaurantes: solução simples causam grandes impactos

Como comprovado pelo estudo, fazer ajustes simples de comunicação pode ter um grande impacto nas decisões dos consumidores.

Mudar a demanda do consumidor de alimentos de origem animal por outras alternativas mais sustentáveis é urgente e essencial para que sejam reduzidos os impactos das mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e utilização de recursos. É a partir de ações conjuntas como esta que conseguiremos superar a crise ambiental na qual nos encontramos em prol de um mundo melhor.

Fontes: WRI | WRI | Forbes | Green Me Brasil