ONG divulga campanha para um futuro mais sustentável

797 views
Sorocaba
Plano de Arborização Urbana, Sorocaba.
Foto: sorocaba.sp.gov

Promovida pela ONG WWF (“World Wide Fund For Nature” que, numa tradução do idioma inglês, significa “Fundo Mundial para a Natureza”), em parceria com o ICLEI (International Council for Local Environmental Iniciatives), a campanha Desafio das Cidades da Hora do Planeta, que incentiva o desenvolvimento de atitudes ecologicamente corretas nos municípios espalhados pelo mundo todo, chegou ao Brasil pelo sexto ano consecutivo. Nesta edição nacional, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) são finalistas, entretanto, outros projetos rumo a um futuro mais sustentável foram destacados pela entidade.

Candidatas ao certame ambiental, as cidades de Porto Alegre (RS), Betim (MG), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Sorocaba (SP) não chegaram a fase final do Desafio, porém, segundo a WWF, já estão credenciadas a competir em 2015, o que mostra a eficácia de seus programas.

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o Plano de Arborização Urbana plantou cerca de 500 mil mudas, de quase 100 espécies, nas ruas, praças, parques e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Além disso, o Programa IntegraBike, disponibiliza 152 bicicletas em 19 estações, com aluguel gratuito, impulsionando a mobilidade urbana sustentável.

Porto Alegre
Obras do PISA (2013), Porto Alegre.
Foto: Divulgação/PMPA

No Rio Grande do Sul, com a implantação do PISA (Projeto Integrado Socioambiental), a metrópole de Porto Alegre planeja elevar a capacidade de tratamento de esgotos para 77%, índice muito superior aos atuais 27%. Enquanto isso, com a chegada da Copa, Manaus tem investido na criação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), para estimular os setores públicos a aderirem a princípios sustentáveis em suas ações, e o desenvolvimento de um inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) está em análise.

Em Minas Gerais, entre as 18 atividades benéficas à natureza divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Betim, destaque para o investimento na mitigação de lançamento de GEE, uma vez que o município conta com o Centro de Referência em Energias Renováveis e a instalação de aquecedores solares em conjuntos habitacionais de baixa renda.

Na região Nordeste do País, em Fortaleza, os cuidados são direcionados para o combate das poluições atmosféricas, visuais e sonoras. Do mesmo modo, na capital do Ceará, o Plano de Arborização está em processo licitatório e a iniciativa chamada de Reciclando Atitudes, promove a coleta seletiva de lixo eletrônico, pilhas e casca de coco.

Participe da Hora do Planeta!

De acordo com a WWF, metade da população mundial se concentra nas cidades, que são responsáveis por mais de 70% das emissões de dióxido de carbono da Terra. Sendo assim, para demonstrar o quanto a sociedade internacional está engajada em preservar o meio ambiente, foi criada a Hora do Planeta, um ato simbólico que consiste em manter as luzes apagadas, durante 60 minutos, numa data previamente definida pela ONG.

Iniciado em 2007, em Sydney (Austrália), a ação contou com a adesão de 2 milhões de pessoas, o movimento se espalhou rapidamente por 152 países, chegando a centenas de milhões de colaboradores. Em 2013, no Brasil, 22 capitais aderiram à manifestação, contabilizando a integração de 113 cidades.

Com o slogan “Use seu poder para salvar o planeta”, a iniciativa da WWF, que tem o Homem-Aranha como primeiro embaixador global, convida os cidadãos brasileiros a participar da Hora do Planeta 2014, desligando os interruptores no dia 29 de março, das 20h30 às 21h30. Participe!