Garotas desenvolvem barraca que pode ser carregada como uma mochila

602 views
Reprodução / picbear.com Para desenvolver a barraca, grupo de meninas teve financiamento do MIT.

Diversas tecnologias sustentáveis e limpas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de ajudar o planeta a minimizar os danos causados pelo aquecimento global e as extremas emissões de gases do efeito estufa pelo mundo.

Visando colaborar com soluções para acabar com esses graves problemas, um grupo de 12 estudantes de San Fernando High School, em Los Angeles, desenvolveram uma barraca que pode ser carregada como uma mochila, possui energia solar que pode alimentar dispositivos elétricos básicos e protege as pessoas contra o clima desértico da região.

O projeto, que está em curso desde 2016, tem como objetivo dar uma alternativa emergencial e sustentável para os moradores de rua. A ideia surgiu após notar que a comunidade de San Fernando teve um aumento de 36% no número de pessoas desabrigadas na região, chegando a pouco mais de sete mil moradores de rua.

Criação da barraca foi auxiliada com pesquisas no Google e Youtube

Mesmo as adolescentes não tendo experiência com engenharia ou ciência, nada impediu que elas desenvolvessem a barraca. Elas foram recrutadas pelo programa DIY Girls, que procura por meninas interessadas pelas áreas de tecnologia e engenharia.

Com o monitoramento da diretora do programa, Evelyn Gomez, 12 estudantes se juntaram e colocaram a mão na massa para dar forma à barraca sustentável. Como não tinham nenhum conhecimento, elas tiveram uma grande ajuda do Google e do Youtube, que resultaram em uma mistura de costura, codificação e impressão em 3D.

A barraca criada pelas meninas ganhou bastante visibilidade após a premiação no Lemelson-MIT InvenTeam Grant, programa patrocinado na Escola de Engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde receberam 10 mil dólares. Além disso, elas apresentaram o produto no EurekaFest do MIT.

Agora o intuito é ganhar ainda mais visibilidade e investimentos por meio de financiamentos coletivos para que o produto possa ser produzido em grande escala e consiga chegar nas ruas de todo o mundo.