Monte uma ceia saudável e saborosa

198 views

O Natal está aí e que tal aproveitar para servir alimentos mais saudáveis e menos calóricos? Confira algumas dicas!

Estamos há dois dias do Natal e certamente você deve estar pensando na ceia! É muito comum em datas como esta exagerarmos em alimentos ricos em açúcar e gordura, porém, é possível escolher algumas opções menos calóricas e mais nutritivas.

Como vivemos num país tropical, devemos levar isso em conta na hora de decidir os pratos da ceia. Além das carnes e acompanhamentos, na mesa de Natal não pode faltar frutas frescas da estação, tais como uvas, ameixas, pêssegos, abacaxi, figos, melancia e maçãs. Uma opção interessante seria usá-las como recheio, ou molhos de carnes e também como sobremesa, deixando a refeição com um sabor especial natalino.

Confira, a seguir, três sugestões de pratos para você se inspirar:

Entrada

Patê de folhas de cenoura

Ingredientes

3 ramas de cenoura

1 dente de alho

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 1/2 colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de ricota

1/4 xícara (chá) de requeijão

Suco de 1/2 limão

1/2 colher (chá) de curry

Modo de preparo: Higienize as ramas de cenoura e pique em pedaços pequenos. Pique o alho bem fininho. Em uma frigideira coloque o azeite e o alho e refogue. Acrescente os ramos e deixe refogar por aproximadamente 2 minutos. Tempere com uma pitada de sal. No processador, bata a ricota, o requeijão, o sal, o suco de limão e o curry até virar uma pasta. Adicione o refogado (depois de frio) e bata por mais 3 minutos até as folhas se incorporarem à pasta.

Prato principal

Lombo suíno recheado com ameixa e maçã

Ingredientes

4 dentes de alho

1 kg de lombo

Suco de 3 limões

1 e 1/2 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de alecrim desidratado

Modo de preparo: Descasque e pique os alhos. Retire a gordura aparente do lombo e abra ao meio. Coloque a carne em um refratário e tempere com suco de limão, alho, sal e alecrim e deixe marinar por aproximadamente 2 horas.

Recheio

75 g de ameixa preta sem caroço

4 azeitonas verdes sem caroços

1 maçã verde picada

1/4 de cebola picada

Modo de preparo: Pique as ameixas e as azeitonas. Higienize e corte em cubos a maçã verde. Descasque e pique a cebola. Em outro recipiente, misture as ameixas, a maçã, as azeitonas e a cebola e reserve.

Montagem

1 colher (sopa) de óleo

400 ml de água fervente

Modo de preparo: Retire o lombo do tempero e reserve o caldo. Abra o lombo, coloque o recheio e feche com um barbante. Em uma panela, aqueça o óleo, doure o lombo e cozinhe em fogo brando. Durante o cozimento, acrescente aos poucos água fervente e o caldo reservado. Retire a panela do fogo assim que o lombo estiver cozido e macio.

Sobremesa

Coroa de frutas

Ingredientes

2 envelopes de gelatina sem sabor

1 caixa de gelatina sabor limão

1 xícara (chá) de suco de laranja

Óleo para untar

1 pires de uvas Itália

1 maçã

1 pires de morangos

1/2 xícara (chá) de cerejas em calda

1 maçã descascada e cortada em cubos pequenos

Modo de preparo: Hidrate a gelatina sem sabor, conforme instruções da embalagem. Prepare a gelatina de limão. Misture as gelatinas e o suco de laranja. Em uma forma de pudim, com 25 cm de diâmetro, untada com óleo, despeje 1,5 cm da mistura de gelatinas e leve à geladeira até começar a solidificar. Higienize as uvas, a maçã e os morangos. Corte as uvas ao meio e retire as sementes. Pique a maçã e os morangos. Espalhe as frutas sobre a gelatina solidificada. Despeje o restante da mistura de gelatinas. Cubra com papel alumínio e leve novamente à geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva.