Dicas de embalagens sustentáveis para o Natal

199 views

Se você é daqueles que deixa tudo para a última hora, essa dica é para você! Confira algumas sugestões de embalagens sustentáveis para os presentes de Natal.

Amanhã é Natal e você ainda não embrulhou os seus presentes? Calma, não é preciso se preocupar: com pouco dinheiro e muita criatividade é possível encontrar materiais sustentáveis para embalar os seus presentes, com um toque todo especial, sem a necessidade de utilizar materiais caros (e não recicláveis) para algo que terá a duração de algumas horas. Confira algumas dicas:

  • Papel kraft

Além de muito barato, este papel deixa os presentes muito elegantes! Você pode utilizar fita de ráfia para prender o papel e acrescentar flores e folhas naturais para enfeitar. A fita de cetim também pode ser usada com este papel, só que ela deixará o presente com um ar bem sofisticado.

  • Sacola de algodão cru

Além de ser outra alternativa bem barata para embalar um presente, a sacola de algodão cru (ou ecobag), pode ser reaproveitada posteriormente para as compras do dia a dia. É possível encontrar esse material de diversos tamanhos, em lojas que vendem panos de prato e sacarias em geral.

  • Reutilizando papéis

Folhas de jornal, de revistas e até calendários ou mapas antigos podem ficar bem elegantes num embrulho de presente. Para dar um toque especial é possível usar um laço bem bonito ou mesmo fita de ráfia – que dará ao presente um aspecto mais rústico.

  • Furoshiki

O Furoshiki é um embrulho bastante comum no Japão e que consiste em utilizar tecidos de algodão, nylon ou seda para embalar presentes. Esta técnica permite que o tecido seja dobrado ou amarrado, dando um efeito todo especial ao presente. Além disso, para os japoneses, o nós e laços feitos no furoshiki associam-se à palavra Musubu, que significa laço, vínculo.

  • Rolos de papel higiênico

Se os seus presentes são pequenos, você pode aproveitar os rolinhos de papel higiênico para fazer as embalagens. A produção dessa embalagem é bem simples: basta dobrar as duas pontas do rolo e pronto! Ele ficará com um formato de travesseiro, conforme ensina este blog. Depois é só colocar um laço ou um pedaço de tecido no meio ou decorar com os materiais que você tiver disponível na sua casa.

As possibilidades de embalagens para presentes são infinitas… Uma outra ideia para tornar esse momento mais divertido, é esconder o presente e espalhar pistas pela casa que levem ao local correto, como uma verdadeira caça ao tesouro. Certamente as crianças vão amar!