Empresa de reciclagem de coco verde foi finalista do 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

679 views
Coco Verde
Foto: izmaia

Tendo em vista que a cidade de São Paulo produz 13 mil toneladas de lixo diariamente, a Yagasai, da indústria de fibras, desenvolveu a ação “Coleta de Coco Verde”, investindo na reutilização de resíduos, o que credenciou a empresa a figurar entre as organizações finalistas do 3° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade 2013, na categoria de Microempresa.

Na Região Metropolitana de São Paulo, as estimativas são de que 8 milhões de toneladas de coco sejam descartadas anualmente. Enxergando uma oportunidade de negócio e auxílio ao meio ambiente, os sócios proprietários da empresa, Eleonora Silva Lins e Sean Harton, elaboraram o projeto de exploração de fibras e substratos naturais de coco verde.

Sediada no município paulista de Osasco, a companhia de reciclagem do fruto do coqueiro consta no Banco Digital de Boas Práticas Socioambientais do Benchmarketing Brasil, edição 2008, nos campos de Ferramentas e Políticas de Gestão. Atualmente, o empreendimento, que conta com 400 profissionais concentra suas atividades nos arredores da Grande São Paulo, recolhendo cascas de coco para transformá-las em fibras para a fabricação de produtos renováveis.

Primeiramente, a Yagasai fazia coletas de cascas no Parque Estadual Villa-Lobos, alcançando aproximadamente 17 toneladas por mês, e depois passou a percorrer o CEASA, Horto Florestal, Esporte Clube Pinheiros, Parque do Ibirapuera e as imediações da Rodoviária do Tietê. Ao todo, os trabalhadores responsáveis pela arrecadação de algo em torno de 4,2 toneladas de coco anualmente, contabilizando aproximadamente 355 toneladas ao mês.

Como resultado de suas atividades, a ação de Coleta de Coco Verde contribui para o desenvolvimento sustentável, evita o desperdício de recursos e beneficia a economia, com a manufatura de produtos para agricultura, construção civil, indústria automotiva e até artigos de mobília doméstica.

3° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Yagasai

Ação: Coletando cascas de coco do meio ambiente urbano