Materiais sustentáveis para a construção civil: você sabe o que é cob?

1.293 Visualizações
wikipedia Cob.

Um dos principais aspectos da construção civil sustentável é a busca por materiais que, além de terem origem orgânica e serem facilmente encontrados, possam efetivamente gerar edificações de qualidade. Dentre estes materiais o cob com certeza merece destaque. Trata-se de um composto de argila, areia e palha que, com custo praticamente nulo, permite a construção de casas dos mais diferentes tamanhos e formatos.

Por sua facilidade de manipulação, o cob costuma ser escolhido principalmente quando os donos da nova casa desejam um lar com uma aparência mais rústica e, ao esmo tempo, escultural. Em geral, as edificações feitas com cob contam com paredes bastante grossas que conseguem realizar um ótimo trabalho de isolamento térmico, deixando a edificação quente no inverno e mais fresca em épocas de calor. Com isso, os moradores acabam dispensando utensílios como aquecedores, ventiladores e ares condicionados, economizando energia.

Um dado curioso é que, mesmo que feitas basicamente de barro, as casas construídas com cob resistem tranquilamente até nas regiões mais úmidas e resistem por décadas a fio sem necessitar de nenhuma manutenção mais séria. Trata-se de mais um exemplo de técnica simples e antiga – há casas de cob datadas de séculos na Inglaterra – que pode ser útil quando o assunto é bioconstrução ou o uso de materiais sustentáveis na construção civil.

ambientalistasemrede Casa feita com cob.