Confira exemplos de artesanato feito de bambu-gigante

2.333 Visualizações
sempretops Sofá feito com bambu gigante.

Um material considerado altamente versátil, o bambu pode ser encontrado em diversos objetos como móveis, instrumentos musicais, itens de decoração e até na construção de casas. Com o bambu-gigante, que possui esse nome por conta do seu diâmetro maior, geralmente entre 10 e 22 centímetros, não é diferente. O material tem sua resistência muito valorizada no artesanato moveleiro, sobretudo na produção de mesas e sofás. Esta característica se soma à aparência rústica e sofisticada e faz com que esteja presente em objetos artesanais bastante desejados, principalmente por aqueles que preferem uma decoração com aparência mais orgânica.

Outro destaque da movelaria artesanal produzida com bambus-gigantes são as cadeiras e poltronas. Embora não seja tão flexível como os outros tipos, o bambu-gigante promove bastante estabilidade às estruturas destes tipos de móveis e, por sua aparência, o material acaba sendo a escolha de designers interessados em novas experimentações.

Na Malásia, seu local de origem, o bambu-gigante é comumente utilizado como balde. Este uso também foi notado pelos artesãos, que decoram e preparam a planta para servir como recipiente e, em alguns casos, para ser utilizado como vaso para plantas de diferentes tipos e tamanhos. Vale lembrar que o bambu-gigante pode atingir até 36 metros de altura, o que aumenta as possibilidades de criação.

Outros tipos de artesanato produzidos com o bambu-gigante são grandes luminárias que, apoiadas no chão, conferem um tipo exótico de luminosidade. Esses são, é claro, apenas alguns exemplos já que, sendo um material natural e resistente, o bambu-gigante estimula os artesãos na criação de objetos com diversas utilidades.

espaconaturalmente Luminária de bambu gigante.