Mulher abandona o emprego para construir casas sustentáveis de bambu em Bali

1.112 views

Ter um trabalho estável e uma carreira de sucesso pode ser o sonho de consumo de algumas pessoas. Outras, no entanto, acreditam que a satisfação pessoal vai além do escritório e se baseia em fazer o bem e a diferença.

Esse é o caso de Elora Hardy, que largou seu emprego na indústria de moda de Nova York para começar seu próprio negócio em Bali, na Indonésia. A cidade onde passou a infância e inspirou a designer a escolher o bambu como sua principal matéria-prima.

Junto a artesãos locais, seu novo trabalho consiste em desenhar, projetar e construir casas sustentáveis com estruturas montadas em bambu. Segundo Elora, o material é perfeito para a construção de casas porque tem a força do concreto, a resistência do aço, e é uma das plantas com o crescimento mais rápido no mundo – eles crescem 1 metro em uma semana.

Ela afirma, ainda, que o material, apesar de ser leve o suficiente para ser facilmente transportado por uma pessoa ou um pequeno grupo, é super resistente a terremotos.

De acordo com especialistas, o único problema são os possíveis danos causados por insetos ou umidade, mas que podem ser facilmente tratados. Estima-se que, se bem cuidada, uma estrutura dessas feita de bambu pode durar uma vida inteira.

A designer passou cinco anos construindo essas casas de bambu sustentáveis ecologicamente e, nesse meio tempo, criou a sua própria empresa, a Ibuku, que é especializada na construção desse tipo de residência. A ideia é que todas sejam extremamente trabalhadas e tenham visuais modernos e impressionantes.

Atualmente, seus projetos são residências privadas, hotéis e até salas de aula na Green School, sempre dando valor ao trabalho artesanal local. Todas as edificações são feitas à mão por profissionais da região, de artesãos a engenheiros.

Green School

A Green School de Bali criou, em 2013, uma comunidade no meio da selva da Indonésia, conhecida por Green Village. As casas ficam na maior escola verde do mundo, um ambiente de ensino e aprendizagem considerado inspirador, já que estimula o pensamento crítico e resolução criativa de problemas.

Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com
Fonte: boredpanda.com