Manejo sustentável e seus benefícios para os recursos naturais

2.880 Visualizações
leandrociuffo Cerrado.

Realizar o manejo de recursos naturais de forma sustentável significa, basicamente, buscar modos de atuar sobre eles, beneficiando a sua preservação e, ao mesmo tempo, possibilitando sua utilização em prol do desenvolvimento econômico e social das áreas em que estão inseridos.

Através de um planejamento voltado ao uso racional, é possível promover o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação. O manejo sustentável de recursos naturais pode ser utilizado em áreas de floresta ou outros ecossistemas como a caatinga e o cerrado ou para recursos específicos, como a água ou o solo.

O início das práticas de manejo é o conhecimento aprofundado da região onde será aplicado. A partir deste estudo, é possível buscar formatos de produção e uso causando o mínimo de impacto. Outro fator que precisa ser levado em conta é a realidade social da região a ser manejada. Este processo só poderá ser considerado verdadeiramente sustentável se, de alguma forma, auxiliar as comunidades locais. Por isso, quanto mais essas populações estiverem envolvidas no planejamento e na execução do plano de manejo, melhor.

Como exemplo, a floresta amazônica conta com vários projetos de manejo sustentável que têm ajudado a modificar o paradigma segundo o qual o desenvolvimento econômico só pode existir com a floresta sendo colocada abaixo. Alguns desses projetos de manejo sustentável trazem à tona uma percepção bastante diferente: a de que, com o manejo correto, até do ponto de vista puramente econômico é mais interessante manter a floresta viva, harmônica e saudável. Produtos já são desenvolvidos com matérias-primas produzidas em zonas de floresta, gerando renda para as comunidades locais.

Da mesma forma, com planejamento adequado, aplicação de conhecimento específico, uma visão social e, quando necessário, tecnologia, os ecossistemas e os recursos naturais podem fazer parte do ciclo do desenvolvimento sem serem levados à destruição. Trata-se de um tipo de prática que precisa ser cada vez mais apropriada, principalmente em um país como o Brasil, tão rico em recursos naturais e o local da maior floresta tropical do mundo.

© Depositphotos.com / atm2003 Floresta Amazônica.