Jeans, saco de dormir e estação solar que carregam celular

495 views

Quando a carga da bateria do celular acabar e você estiver pelas ruas da sua cidade, não será preciso esperar chegar em um casa para usar o telefone, pelo menos não em Nova York. Na próxima terça-feira (25), pontos de recarga de bateria de celular que funcionam pela luz solar começarão a funcionar gratuitamente em 25 locais da cidade americana.

Street Charge
Foto: att

O Street Charge é um ponto de recarga com saídas USB que pode comportar até seis dispositivos de uma só vez, dentre eles, Android, Blackberry, Iphones. O ponto de recarga, que tem a estrutura de 3,8 metros de altura, possui três painéis solares em formato de pétala na parte de cima. A torre também tem uma mesinha de descanso para apoiar um copo de café e o próprio aparelho enquanto recarrega.

Street Charge
Foto: pensanyc

O conceito é parecido com aeroportos que já oferecem este serviço de recarga, porém é considerado sustentável por ser projetado com materiais recicláveis e por se basear na luz solar como fonte de energia renovável. Para uma recarga completa é preciso deixar o aparelho carregando por duas horas, mas em 30 minutos já se consegue preencher pelo menos 30% da bateria, segundo informações da startup Goal Zero, envolvida no projeto.

O projeto de autoria da AT&T, empresa de telecomunicações, em parceria com a startup Goal Zero e a Pensa Design, consultora de design, nasceu depois da tempestade Sandy, em outubro de 2012. O objetivo foi criar pontos de carregamentos móveis nas áreas atingidas pelos apagões em Nova York. A ideia motivou os organizadores a instalarem as demais estações para atender a demanda do cotidiano. O custo é calculado entre US$ 300 mil e US$ 500 mil.

Jeans que carrega celular

A parceria entre a Vodafone, empresa de telecomunicações, e o setor de eletrônica e ciência da computação da Universidade de Southampton, na Inglaterra, foi capaz de desenvolver uma peça de roupa que carrega a bateria do celular. Estudos prévios mostraram que um dia inteiro de caminhada com o Power Short pode gerar até 4 horas de carga na bateria.

Power shorts
Foto: Tech2

O short jeans que recarrega um celular será destaque durante Glastonbury, no Reino Unido, no final de junho, mas ainda não há informações sobre a produção e a comercialização do produto.

Saco de dormir

A Vodafone levou para o evento de música Isle Wight Festival um saco de dormir com mais de uma utilidade. O Recharge Bag consegue carregar a bateria do celular enquanto você dorme. Descansar oito horas dentro do saco de dormir equivale a oito horas de bateria recarregada.

Recharge bag
Foto: dvice

De acordo com a empresa, os produtos estão em fase conceitual de exposição. O objetivo destes dois produtos sustentáveis é manter o público entrosado nos eventos musicais sem abrir mão da tecnologia.