Grupo hospitalar investe em construções sustentáveis

471 views
Fleury
Unidade sustentável em Alphaville. Foto: fleury

O grupo Fleury Medicina e Saúde, considerado como uma das marcas mais valiosas do Brasil, em 2012, pela BrandAnalytics, divisão da agência de marketing Millward Brown, que examina empresas sul-americanas, tem se dedicado a tornar o planeta cada vez mais saudável. Além de cuidar do bem-estar do homem, o empreendimento passou a cuidar do meio ambiente ao iniciar a construção de complexos ecologicamente corretos.

O projeto batizado como “A Experiência da Implantação de uma Unidade Sustentável em uma Empresa de Saúde”, gerenciado por Adriana Seghesi Elias Gonçalves, coordenadora de Sustentabilidade da rede hospitalar, consiste no desenvolvimento de planejamento estratégico e no investimento em instalações de saúde que causem baixo impacto ambiental. A nova unidade sustentável do grupo Fleury possui 7 mil metros quadrados de área total, ou seja, é o segundo maior prédio da instituição, e foi erguida a partir de princípios benéficos à natureza.

Atendendo aos padrões de boas práticas no consumo da água, energia e atmosfera, escolha de materiais ecológicos e economia de recursos, a edificação recebeu a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), criada pelo U.S. Green Building Council, conglomerado de organizações em prol do meio ambiente.

No novo edifício foi possível elaborar uma arquitetura que promovesse iluminação e refrigeração naturais, o que contribuiu para a redução de gastos operacionais e evitou que o hospital tivesse grande demanda por recursos naturais e consumo energético. Por esta iniciativa, o Fleury foi premiado com o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2013, criado pelo Instituto Mais.

Empresa: Fleury

Ação: A Experiência da Implantação de uma Unidade Sustentável em uma Empresa de Saúde

Responsável: Adriana Seghesi Elias Gonçalves