Estudo identifica as melhores cidades para receber projetos em energia solar

963 views
Flickr/ Som Energia Cooperativa As cidades que apresentaram os melhores retornos econômicos foram Belém e Rio de Janeiro.

Um levantamento feito pelo Índice Comerc Solar avaliou as principais cidades do país e sua capacidade para recebimento de novos projetos de energia solar. Com base nos dados registrados na pesquisa, Belém (PA), Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Itapeva se destacaram como os melhores municípios do país para investimentos neste segmento no setor energético.

Segundo o ranking elaborado pelos especialistas, Belém e Rio de Janeiro, respectivamente, apresentaram os melhores retornos econômicos, levando em consideração fatores estratégicos (irradiação solar, valor do ICMS municipal e tarifa de energia cobrada pela distribuidora local).

Para sistemas de baixa tensão (condomínios, hospitais, shopping centers etc.), Goiânia conquistou a 6ª posição e Itapeva ficou entre as cinco cidades com melhores retornos financeiros do país. No caso das unidades de consumo de alta tensão, Rio de Janeiro, Cuiabá, Brasília, Goiânia e Campo Grande se mostraram as capitais mais rentáveis em território nacional.

Os registros da pesquisa destacam, principalmente, o tamanho do potencial de crescimento do setor energético no país, que quadruplicou os números de sistemas de 2014 para 2015. Além disso, vale ressaltar o apoio do ProGD (Programa de Geração Distribuída), com a criação dos créditos de energia, isenção de PIS/Confins, entre outras propostas interessantes para fortalecimento de sistemas solares no Brasil.

“A energia solar fotovoltaica vive um boom no Brasil e no mundo. Criamos este índice para contribuir para a tomada de decisão de quem quer apostar nessa fonte de energia totalmente limpa, renovável e que terá um apelo cada vez maior no país, principalmente com o desenvolvimento da indústria local de equipamentos solares”, destaca Marcel Haratz, diretor da Comerc Solar, unidade especializada do grupo Comerc Energia, em release oficial.

Confira abaixo o ranking completo do Índice Comerc Solar:

panorama Comerc/ Indice Comerc Solar Ranking das melhores cidades para investimento em energia solar.