Engenheiro americano cria luvas sinalizadoras para ciclistas

460 Visualizações
luvas sinalizadoras para ciclistas
Foto: kickstarter

Em meio ao trânsito caótico provocado pelos grandes números de automóveis e a falta de infraestrutura para a circulação de bicicletas, os ciclistas literalmente precisam de uma “mãozinha” para trafegar com segurança nos centros urbanos. Por esta razão, o engenheiro de softwares do Google e LucasArts, Zach Vorhies, desenvolveu as Zackees, isto é, luvas que atuam como sinalizadores laterais para os adeptos das pedaladas.

Utilizando-se da tecnologia chamada de LED Tinkerer, que aciona as luzes bastando somente a contração ou abertura das mãos, o equipamento tem como objetivo tornar os ciclistas mais visíveis para os motoristas ao manobrarem pelas vias públicas. Além disso, os utensílios podem ser vestidos por skatistas, patinadores e pessoas que fazem corrida ou caminhada.

Desenvolvidos a partir 2011, os primeiros protótipos do engenheiro apresentavam grandes volumes, o que dificultaria o manuseio das bicicletas. Contudo, embora sua criação não tenha emplacado no início, Zach Vorhies convidou um amigo, designer de moda, para auxiliar na continuação do projeto. O resultado da parceria foram artigos esteticamente agradáveis e que proporcionam agilidade aos ciclistas.

O produto foi cadastrado no site de financiamento coletivo Kickstarter, portal norte-americano que divulga iniciativas inovadoras, com a meta de receber apoio de US$ 35 mil para que a fabricação em massa se tornasse possível, porém, a adesão foi tamanha que as Zackees arrecadaram aproximadamente 72,5 mil dólares. Atualmente, as luvas estão disponíveis para compra na página da empresa na internet e custam 75 dólares, algo em torno de R$ 179.

luvas sinalizadoras para ciclistas
Foto: zackees