Empresa portuária apoia a agricultura familiar sustentável

243 Visualizações
Mudas nativas
Foto: Divulgação

Visando impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, a empresa LLX Açu Operações Portuárias, responsável pela construção do Superporto do Açu, tem executado o “Plano de Investimento Social da Agricultura Familiar”. Devido a iniciativa que levou conhecimento e fontes de renda às comunidades da região, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2013, criado pelo Instituto Mais.

Seguindo as práticas estabelecidas pelo Guia de Relacionamento e Engajamento com Comunidades, as atividades de diálogo social foram iniciadas em 2010. Dividido em etapas, o projeto direcionou suas primeiras medidas para o fortalecimento da cadeia produtiva da agricultura local, busca por parcerias com o poder público e entidades acadêmicas e o incentivo do uso sustentável dos recursos naturais, assim como a geração de trabalho e receita para os habitantes da cidade.

agricultura familiar
Foto: Divulgação

Sendo assim, para assegurar a eficácia do programa e o benefício dos moradores de São João da Barra, a LLX Açu Operações Portuárias tem realizado diagnósticos da cadeia produtiva e das necessidades do município para desenvolver ações participativas adequadas para a cultura local e financeiramente viáveis. O “Plano de Investimento Social da Agricultura Familiar” ainda abrange a doação de tratores, prestação de assistência jurídica e compartilhamento de tecnologia nas áreas de agricultura, meio ambiente e gestão de produção.

Administrada por Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social, a iniciativa implantou estufas de cultivo protegido, hortas sustentáveis e cedeu um ônibus e um caminhão para o transporte dos agricultores e escoamento da produção, promovendo a interação entre os extrativistas e, consequentemente, o associativismo (organização de grupos de interesse econômico autossustentável) dos agricultores familiares.

Empresa: LLX Açu Operações Portuárias

Ação: Plano de Investimento Social da Agricultura Familiar

Responsável: Gleide Gomes