Ecodesign: as últimas novidades do design sustentável

1.294 Visualizações
Ecobag
Foto: programaeducamaisbrasil

O conceito “sustentabilidade” não é aplicado somente ao meio ambiente, mas também na área social e econômica. Até mesmo em objetos de decoração e funcionais ele está presente. O Ecodesign consiste em desenvolver objetos de forma sustentável, aproveitando materiais e dando funcionalidade a eles. A técnica visa tentar mudar os padrões de consumo e estilos de vida, colaborando com os aspectos ambientais e sociais, inovando o cenário atual.

O design dita as últimas tendências e moda para sociedade. Desta forma, é comum que as pessoas sejam incentivadas ao consumo do ecodesign. Com os objetos sendo inseridos aos poucos, a sociedade irá se acostumar a consumir de uma nova forma.

O consumo consciente já vem sendo implantado em diversas áreas, como na alimentação, por exemplo, os sachês substituem a compra por produtos com embalagens convencionais; embalagens de lata são substituídas por frascos de plástico biodegradáveis; nos supermercados são incentivados o uso de ecobags; e assim por diante. Nos escritórios, o papel reciclado já ganhou status de politicamente correto, e é mais procurado do que o sulfite branco. Roupas estão sendo fabricadas com fibras naturais. Tudo isso colabora com o meio ambiente e já está inserido na mentalidade da população.

Novidades surgem a todo o momento: a SolSource, lançada por designers no Himalaia, é uma churrasqueira que utiliza energia solar e não gera fumaça; um Scooter feito com fibras de plantas criado por holandeses; um cooler composto por papelão revestido por um material a prova d’água, em que as bebidas são mantidas geladas com a ajuda de apenas duas bolsas de gelo; fone de ouvido aproveita a energia solar para recarregar o celular; lâmpada que é alimentada por algas marinhas.

O design sustentável é uma evolução das criações tradicionais, tornando-se aos poucos um estilo de vida de uma sociedade preocupada com o futuro do meio ambiente.

Scooter
Scooter. Foto: webautos