Crise leva população a fazer economia de água e de energia, aponta pesquisa

539 Visualizações
© Depositphotos.com / SergeyNivens Crise hídrica fez brasileiros reverem seus hábitos dentro de casa.


Economia é a palavra para os brasileiros. Segundo pesquisa “Consumo Consciente” realizada em junho de 2015, a maioria das pessoas passou a economizar energia e água devido aos graves problemas ambientais, como falta de chuva e escassez nos reservatórios. A pesquisa revelou as pessoas (32,7%) passaram a valorizar mais os recursos naturais finitos, sendo os jovens entre 18 e 29 anos (37,9%) os mais preocupados.

Além do aspecto ecológico, a economia de água e energia também foi acentuada em razão da crise financeira brasileira. Hábitos cotidianos foram afetados dentro das famílias que procuram poupar mais dinheiro no mês, como fechar a torneira na hora de escovar os dentes (90,4%) e utilizar vassoura ao invés de água ao lavar a calçada (88,3%). Estes dados foram divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e também no “Meu Bolso Feliz”, um portal de Educação Financeira.

Os entrevistados (81,2%) informaram que passaram a controlar o consumo de água de acordo com a conta no final do mês, já outros (71,1%) passaram a lavar o carro em lava-rápidos e não mais em casa. Além disso, afirmaram (68%) que fecham a torneira enquanto se ensaboam no banho. A pesquisa também revelou que a principal preocupação (97,1% das respostas) é apagar as luzes em ambientes vazios. Destaque também para os entrevistados (90,9%) que realizaram a troca de lâmpadas tradicionais por modelos fluorescentes.

O consumo da população também chamou a atenção na pesquisa, pois 65,3% dos entrevistados afirmaram que verificam o nível de consumo de energia de eletrodomésticos e eletroeletrônicos antes da compra. A família brasileira está assistindo TV no mesmo ambiente para economizar na conta de luz e também desligando o computador, DVD e outros aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados.

Dicas para economizar água e energia

Uma boa dica para economizar energia elétrica dentro de casa é aproveitar a iluminação natural quando possível ou, se preferir, instalar um “dimmer” que controla a intensidade da luz artificial. Já para economizar água, é importante verificar vazamentos em todas as torneiras da casa, goteiras e trocar as caixas de descarga por modelos mais econômicos. Além disso, reaproveitar a água da chuva faz toda a diferença na hora de economizar água dentro de casa, como para descarga, irrigação de plantas e na hora de lavar a garagem ou o carro.