Copo sustentável: Conheça o KeepCup

1.685 Visualizações
KeepCup
Foto: Divulgação

Criado em 2009 pelos irmãos australianos Jamie e Abigail Forsyth, o KeepCup tem como objetivo ser uma solução para os problemas dos resíduos causados pelo grande número de copos de plástico descartados no mundo. Neste sentido, os copos tem um design leve e utiliza pouca energia na fase de fabricação.

Os KeepCup são fabricados a partir do polipropileno. Além disso, também estão na composição o polietileno, silicone e poliuretano termoplástico, que são usados para a tampa, a faixa térmica e fecho, respectivamente. De acordo com estimativa dos fabricantes, um copo sustentável no tamanho grande corresponde a 35 copos descartáveis. Os dados tiveram como base um estudo do Centro de Design da Austrália.

Além disso, o fato dele ser leve e empilhável tem um impacto significativo sobre os custos do transporte e do frete. A capacidade de armazenamento aumenta e, assim, a necessidade de transporte diminui.

Todo o processo gera um sucesso sustentável. Em comparação com copo de papel descartável, há uma redução de até 47% do aquecimento global, com uma redução de aproximadamente 85% no uso da água, e de 92% em aterro de resíduos por ano.

Estima-se que desde o seu lançamento já tenham sido vendidas mais de 3 milhões de unidades, em 32 países, o que gerou a preservação de mais de 800 mil árvores. Além disso, 26 mil toneladas de resíduos foram evitados e cerca de dois bilhões de copos deixaram de ir para aterros sanitários.

Pessoais e reutilizáveis, os copos sustentáveis tem um design parecido ao do tradicional copo descartável usado em vários países. Com um sistema que permite manter um conteúdo quente por, pelo menos, meia hora, os copos são à prova de respingos. Dessa forma, é possível que você beba seu café no carro, no ônibus e até andando sem que a bebida derrame. Ele só não retém vazamentos quando o copo estiver virado para baixo.

KeepCup
Foto: keepcup

Para dar mais comodidade, os copos também podem ser colocados na máquina de espresso, permitindo a retirada da bebida diretamente. Eles são vendidos em quatro tamanhos diferentes: 120, 227, 340 e 454 ml. E, além dos modelos tradicionais, é possível que o cliente escolha as cores que quer ter em seu copo. Empresas também podem adquirir os produtos com seu logo estampado.

A praticidade também pode ser observada no dia a dia: o KeepCup pode ser usado no micro-ondas, lava-louças e é compatível com a maioria dos porta-copos de carro e bicicleta.