Conheça os benefícios e propriedades da rúcula

3.289 Visualizações
© Depositphotos.com / jimbo3904 Rícula ajudam reduzir a acidez no estômago e a tratar o colesterol ruim.

A rúcula (Eruca sativa), conhecida por sua forte coloração e sabor e cheiro inconfundível, é um excelente ingrediente para saladas e pratos quentes, contribuindo também com propriedades benéficas para a saúde. Facilmente cultivado em pequenos jardins, o vegetal é popularmente mais encontrado ao longo das Américas, Europa e a região Norte do continente africano.

Em sua composição, a rúcula conta com as vitaminas A, B, C e K, além de grandes quantidades de minerais como o ferro, cobre, zinco, potássio, fósforo, manganês, zinco e magnésio. Conheça abaixo alguns dos principais benefícios e propriedades da rúcula:

Auxílio na digestão

O sabor amargo do vegetal é, ao mesmo tempo, considerado uma de suas principais qualidades e defeitos. Mas o que nem todo mundo sabe é que a razão desse gosto está ligada à composição da rúcula, que conta com grande quantidade de enxofre. Justamente pelo componente, ela auxilia o organismo contra a indigestão crônica, agindo contra a acidez no estômago.

Controle e tratamento de colesterol

Rica em Ômega 3, a rúcula tem importante função no controle do bom colesterol, auxiliando o indivíduo a manter bons níveis de HDL (High Density Lipoprotein) no corpo. Ao mesmo tempo, o vegetal ajuda também a tratar o mau colesterol (LDL).

Prevenção contra câncer

Composta por grandes níveis de ácido fólico e antioxidantes, a rúcula é importante na prevenção das ações de radicais livres. Além destes componentes, conta também com fitoquímicos, responsáveis por estimular a defesa do organismo contra o câncer e outras doenças.

Tonificador cerebral

Fonte importante de vitamina K, o vegetal fortalece as funções neurais do organismo, preservando o sistema neural de pessoas mais jovens contra doenças. Com a rúcula é possível também manter a mente do indivíduo mais ativa e focada, além de inibir a formação de doenças degenerativas.

Estimulante afrodisíaco

Por fim, a rúcula é também uma grande aliada das sensações afrodisíacas. Descoberta pelos romanos há alguns séculos, essa qualidade foi reconhecida pelo seu efeito energético e estimulante sobre o organismo, além do estímulo que suas vitaminas trazem para o sistema vascular.