Conheça o conceito de moda sustentável

1.517 views
moda sustentável
Coleção apresentada no evento SP Ecoera. Vestidos do estilista Gustavo Silvestre
Foto: mulher.uol

Assim como em outros setores industriais, os processos de produção da indústria da moda têm causado impactos negativos ao meio ambiente. Dos agrotóxicos utilizados no cultivo do algodão à exploração desequilibrada de matéria-prima, são diversas as questões ambientais envolvidas nos processos de fabricação da indústria têxtil.

Para minimizar estes impactos negativos, a incorporação de práticas sustentáveis tem se consolidado como tendência no mercado. O conceito de moda sustentável, ou ecofashion, ganha destaque apresentando uma nova forma de se pensar moda, que combina design, tecnologia e ecologia de maneira criativa e inovadora.

camisa feita de pet
Foto: Blog Estadão

A moda sustentável apresenta novas técnicas e maneiras de produção que vão desde o reaproveitamento de materiais ao desenvolvimento de novas fontes têxteis. Entre as novidades da produção ecologicamente responsável estão a utilização de algodão e outras fibras orgânicas produzidas sem o uso de inseticidas e pesticidas, a incorporação de materiais recicláveis, como as garrafas PET, que são transformadas em tecido e pneus, utilizados na fabricação de solas de sapato.

Cada vez mais, grandes marcas e grifes aderem a esta tendência. Na última edição do São Paulo Fashion Week o destaque nas passarelas foi para utilização inteligente e inovadora de materiais como o algodão orgânico e reciclado, tecido pirarucu, juta da Amazônia, malha pet e seda orgânica. Além de causarem menos impacto do que a produção têxtil convencional, a confecção destes tecidos gera renda para milhares de famílias.