Como descartar as cápsulas de café

220 views

Nada como um cafézinho para melhorar o dia. Mas você sabe o que fazer com as cápsulas depois do uso?

Todo mundo adora um café quentinho para começar o dia – e durante ele também. Os brasileiros são grandes consumidores de café. Ele tem um valor cultural, econômico e social muito importante para nossa cultura.

As cafeteiras expressas viraram febre para os amantes de café. Com vários tipos e sabores de cápsulas, elas conquistaram até quem não é muito fã de cafeína, já que existem opções de cápsulas de chá e leite. Além de ter uma bebida prática no padrão de cafeteria no conforto da sua casa.

Em 2018, foram consumidas 59 bilhões de cápsulas de café no mundo. O aumento desse consumo pode se tornar um problema a longo prazo, se não começarmos a pensar em um descarte mais consciente que não sobrecarregue o meio ambiente.

Ajudando o meio ambiente sem deixar de tomar seu café em cápsula

As cápsulas são formadas por plástico e as tampas são de alumínio, portanto não são facilmente recicláveis. Algumas marcas já trabalham com cápsulas biodegradáveis.

Os componentes devem ser separados e lavados, para que a reciclagem seja feita separadamente. A cápsula deve ser reciclada junto com os outros plásticos e a tampa de alumínio junto com os materiais de alumínio. O material orgânico, ou seja, o café que fica na cápsula, pode ser usado compostagem.

Algumas empresas de cápsulas de café já trabalham com recolhimento e reciclagem das cápsulas utilizadas. Há postos de coleta em restaurantes, supermercados e padarias. Uma das opções também consiste em entregar as cápsulas usadas quando for receber o pedido de cápsulas novas. Para ter mais informações sobre como pode ser feito o descarte, basta consultar o site da marca. Outra alternativa é reutilizar a cápsula para fazer artesanato e vasinhos para plantas.

As empresas acreditam que com o mercado em alta, cada vez mais as cápsulas se tornem mais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Você não precisa abrir mão da praticidade e do sabor das cápsulas de café no seu dia a dia. O importante é causar o menor impacto ambiental possível. O retorno das cápsulas para as empresas ou para a reciclagem ainda é muito pequeno. Por isso, a conscientização e o descarte correto são extremamente importantes.

Fontes: VG Residuos | Perfect Daily Grind | Nespresso | Dolce-Gusto