Bicicleta elétrica recarrega sem precisar de fios

479 Visualizações
Fonte: Prólogo A carga da bicicleta dura até 5 horas.

De engenhocas mirabolantes a equipamentos eletrônicos indispensáveis, a tecnologia tem buscado facilitar a nossa vida. Uma das novidades que promete ajudar quem opta pelo transporte alternativo para se locomover nas grandes cidades é a bicicleta elétrica que não precisa de fios para recarregar.

Os cientistas da Universidade de Saitama, no Japão, em parceria com a empresa Bellnix Co Ltd, criaram uma bicicleta elétrica que possui um sistema de transmissão de energia sem fio. Esse sistema consegue recompor a carga do veículo quando estiver próximo a uma central de recarregamento.

Uma bobina anexada à roda dianteira faz com que a bicicleta receba cargas que duram cinco horas e meia sem precisar retirar a bateria ou conectá-la a qualquer tomada. Ela tem capacidade de viajar 55 Km.

O sistema foi testado com duas bicicletas e dois dispositivos de estacionamento sem fio, na estação Urawa Musashi, na cidade de Saitama, no Japão. Para utilizar o veículo, o usuário precisa apenas de um cartão inteligente e US$ 0,86, que lhe dá direito a pedalar por seis horas.

A novidade é uma ótima oportunidade para a expansão do uso de bicicletas elétricas no Japão e no mundo, um veículo sustentável, que contribui para a mobilidade nos grandes centros urbanos e não prejudica o meio ambiente.