O Ano Internacional da Cooperação pela Água

375 Visualizações
Falta de água
Foto: mantasidhu

Com o objetivo de chamar a atenção de empresas, governos e da população mundial para os desafios na administração dos recursos hídricos, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. A campanha traz discussões sobre os desafios na gestão, distribuição e serviços proporcionados por este bem inestimável que tem se tornado cada vez mais escasso em diversas regiões do globo.

Para a ONU, a comunidade internacional precisa criar oportunidades de cooperação na gestão da água entre todas as partes interessadas: ecossistema, biosfera e seres humanos, além de aperfeiçoar o entendimento sobre os benefícios dessa ação conjunta. Respeito, confiança, promoção da paz e crescimento econômico sustentável estão entre os aspectos positivos vistos pela ONU com a implantação de metas internacionais.

Ao longo deste ano são destacadas iniciativas de sucesso e cooperação, bem como a identificação de problemas relacionados à educação, diplomacia, gestão, financiamento e desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos em 2000, também pela ONU.

Paralelo ao Ano Internacional da Cooperação pela Água, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período entre 2005 e 2015 como a Década Internacional para Ação, “Água, fonte de vida”. No mundo, 11% das pessoas não têm acesso à água potável e 37% sofrem com a ausência de redes de esgoto. Além disso, cerca de 5 mil crianças morrem diariamente por doenças causadas por água de má qualidade.

Para mais informações sobre o Ano Internacional da Cooperação pela Água, acesse a página oficial (em inglês).