Cidadania e meio ambiente: Você conhece a cidadania planetária?

4.552 views
Educação
Foto: moisesmoreira1

Para que a sustentabilidade de fato funcione, cidadania e meio ambiente devem caminhar juntos. Com base nisso, o conceito de Cidadania Planetária baseia-se na visão unificadora do planeta e da sociedade mundial. Ela reúne princípios, valores, atitudes e comportamentos, sob a ótica de que a Terra é uma grande e única comunidade.

Dentre alguns desses princípios estão respeitar o meio ambiente, priorizar o desenvolvimento sustentável e educar para a cidadania planetária, com o intuito de reorientar a visão do mundo como espaço. Uma comunidade é local e global ao mesmo tempo, segundo o conceito, tendo em vista que o planeta vive em harmonia dinâmica, compartilha o mesmo espaço e o mesmo destino.

O Instituto Paulo Freire criou a filial Casa da Cidadania Planetária, que tem como objetivo desenvolver projetos, fóruns de discussão e mobilização social acerca do tema pelo Brasil e mundo afora. O programa possui uma série de publicações sobre o tema e conta com um acervo educativo sobre cultura e sustentabilidade.

No site do Instituto há um campo que compartilha experiências realizadas no Brasil e no mundo e que contribuem para a formação de cidadãos planetários. De acordo com o instituto, os projetos e ações do Programa Educação para a Cidadania Planetária pressupõe estratégias para repensar o modelo de sociedade atual e novas políticas de gestão ambiental participativa, sob ótica da promoção de valores e conhecimentos voltados ao exercício da cidadania planetária.