Adidas deixa de usar sacolas plásticas em suas lojas ao redor do mundo

586 Visualizações
Blog Adidas Group Iniciativa integra as estratégias de sustentabilidade da marca.

As grandes marcas do mercado sabem da força que têm quando corroboram campanhas e movimentos populares. Recentemente, foi a vez do grupo Adidas anunciar sua nova iniciativa. A famosa marca global confirmou que deixará de utilizar sacolas plásticas em todas suas lojas próprias, substituindo-as por novas embalagens de papel.

Em números, a decisão da empresa alemã representa a não fabricação de aproximadamente 70 milhões de sacolas plásticas em mais de 14 mil lojas de varejo. “A eliminação de sacolas de plástico faz parte do nosso esforço para aumentar e incentivar o uso de materiais sustentáveis em nossa produção, nossos produtos e lojas, e é um dos pontos da nossa mais nova Estratégia de Sustentabilidade para 2020 ‘Esporte precisa de espaço’”, disse Roland Auschel, membro de conselho executivo, em notícia no site oficial da marca.

A iniciativa da Adidas é mais uma a chamar atenção nos últimos meses, que desde 2015 tem trabalhado com alguns parceiros e franqueados para conseguir eliminar o uso das suas embalagens plásticas – previsto para ocorrer ainda neste semestre. Também no ano passado, o grupo já tinha anunciado a parceria com a empresa Parley for the Oceans em apoio ao Programa de Plástico do Oceano (Evitar, Interceptar e Redesenhar) que visa diminuir os níveis de poluição nos oceanos.

Com exceção das lojas oficiais localizadas na Rússia e no Cazaquistão, que vão aderir à recomendação a partir do próximo mês, todas as outras unidades ao redor do mundo já receberam o aval para distribuir as novas sacolas de papel imediatamente. A ideia é incentivar seus consumidores a seguirem o novo padrão sustentável adotado pela marca, diminuindo, inclusive, a utilização das novas sacolas.

“Nossos funcionários foram treinados para entender a importância de engajar os consumidores nessa jornada conosco, por isso sempre perguntaremos para os nossos clientes no ato da compra se eles realmente precisam das sacolas de papel. Reduzir o número de sacolas que produzimos significa minimizar nossa participação no impacto ambiental e nos ajuda a ser uma empresa cada vez mais sustentável”, conclui Auschel.

Com a criação de uma série de soluções ligadas à responsabilidade ambiental, o programa de sustentabilidade do Grupo Adidas tem o prestígio das principais agências de classificação de investimentos do setor, sendo reconhecida como Dow Jones Sustainability Indices e FTSE4Good Intex.