4 maneiras de reaproveitar as cascas de laranja

2.734 views
© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Muitas vezes descartada, a casca de laranja pode ter muitas utilidades.

A laranja, reconhecidamente, é uma das maiores fontes naturais de vitamina C do planeta, além de contar também com uma série de outros nutrientes fundamentais para o organismo (como o ácido fólico, fibra alimentar e a vitamina B6). O Brasil, inclusive, é o maior produtor da fruta no mundo inteiro, produzindo em grandes quantidades ao logo de todo o ano.

Ainda assim, muita gente não consome a fruta com a regularidade que deveria, já que o suco cítrico tem ação vitalizante, além de ser um importante auxiliador do sistema imunológico. Na sessão de fatos desconhecidos sobre a laranja, vale destacar uma série de receitas usadas para reaproveitar suas cascas. Confira abaixo algumas das principais formas:

Azeite

Umas das receitas mais simples e eficientes para fazer com as cascas da laranja é o saboroso azeite de cozinha. O modo de preparo é bem prático, basta juntar uma boa quantidade de cascas a uma xícara de azeite comum, processando os ingredientes em um liquidificador. Deixe a mistura descansar por uma hora e então coe para aproveitá-lo.

Repelente de insetos

Uma pequena quantidade de limoneno é um dos componentes da laranja. A substância, que tem grande importância na prevenção de doenças, é odiada pelos insetos. Para aproveitar seu efeito neutralizador contra moscas e mosquitos, coloque algumas cascas de laranja onde os insetos costumam se amontoar. Feito isto, basta esperar o resultado.

Esponja

Como esponja, as cascas da laranja podem ser úteis de diversas maneiras. Isto porque, além de funcionarem naturalmente como uma simples esponja (com o aditivo aromático), o material pode também ser usado como uma esponja corporal para banhos, contando com o poder de tornar a pele mais clara. Para isto, é necessário prendê-las junto a uma gaze para fixação.

Bloqueador de cheiros

O sabor inconfundível do aroma da laranja é algo que pode e deve ser bem extraído de suas cascas. Muita gente não sabe, mas com elas é possível eliminar o chulé, através da absorção natural dos odores. Uma receita muito tradicional é a de usá-las em velas, acompanhadas de um pouco de óleo de cozinha.