3 formas de reaproveitar as folhas de beterraba

5.983 Visualizações
© Depositphotos.com / Maria-Lapina Folha de beterraba podem ser parte de sucos e saladas.

A beterraba, um vegetal muito utilizado dentro da cozinha, é também um importante ingrediente da medicina alternativa, de onde extrai-se suas propriedades para benefício das pessoas.

Famosa pela cor vermelha (característica devido à presença de betaína), a Beterraba faz também sucesso pelo grande leque de opções que oferece para seus consumidores, encaixando-se em diversas receitas de saladas, sopas, molhos etc.

Contando com baixa concentração de calorias (apenas 40 a cada 100 gramas), a beterraba é rica em minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e também nas vitaminas A, C e Complexo B.

Por conta disto, o vegetal é um ingrediente em potencial para auxiliar a saúde do coração, reduzir quadros de anemia, prevenir contra a formação de vários tipos de câncer, além de ser um excelente alimento para diabetes e vitalizar a pele.

Mas, ao mesmo tempo que o tubérculo é regularmente lembrado nas mesas de refeições, é importante destacar também que muita gente não tem ideia de sua contribuição para o organismo e dos benefícios escondidos no talho e até mesmo em suas folhas (que também são fonte de importantes nutrientes).

Por isso, confira abaixo três simples maneiras de reaproveitar as folhas de beterraba em receitas fáceis de fazer e deliciosíssimas:

Suco com folhas de beterraba

Para saborear a receita, comece limpando as folhas em água fria, deixando-as de molho por pelo menos 5 minutos para remover toda terra. Na sequência, corte as folhas e reúna os pedaços no liquidificador com duas colheres de sopa de água para extrair o suco. Depois, é só coar e misturar o líquido a outros tipos de suco.

Salada de folhas de beterraba crua

Neste prato, a criatividade deve ser o principal ingrediente. Além desta, 5 folhas de beterraba, ½ beterraba ralada, um dente de alho, ½ xícara de queijo fresco de cabra e chávena de nozes, azeite, vinagre e sal. Para dar cara à receita, pique as folhas e o dente de alho misturando-os no mesmo recipiente. Em seguida, junte os outros ingredientes e use os temperos para dar gosto.

Bolinho de folha de beterraba

Por fim, neste prato, são necessários: 2 ovos, 5 colheres de farinha de trigo, 2 colheres de água, uma cebola picada, um copo de folhas lavadas e picadas de beterraba, sal a gosto e óleo para fritar os bolinhos. O modo de preparo é bem prático, apenas bata bem os ovos e adicione os outros ingredientes, formando bolinhas ao final da mistura. Frite-as e elas estarão prontas para a refeição.