Quais são os materiais recicláveis e não recicláveis?

27.944 Visualizações

A reciclagem é um tema que está cada vez mais presente na vida da população. Estudos indicam que 18% dos resíduos gerados nas cidades brasileiras são reciclados, sendo que grande parte deste processo está localizado nas regiões Sul e Sudeste do país. Mas nem todos os materiais descartados podem ser reciclados devido a questões técnicas, por isso acabam sendo colocados no lixo comum.

Coleta Seletiva
Foto: boaventura

Há muitas dúvidas de quais são os materiais recicláveis e não recicláveis. A população muitas vezes não sabe onde cada resíduo deve ser descartado corretamente. Vale destacar que as lixeiras coletivas são divididas nas seguintes cores: amarelo (metais), vermelho (plásticos), azul (papéis) e verde (vidros).

Abaixo conheça os principais materiais recicláveis e não recicláveis:

Papéis

Recicláveis: Jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral.

revistas
Foto: pixabay

Não recicláveis: Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

Plástico

Recicláveis: Tampas, potes de alimentos, frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas e baldes.

Garrafas PET
Foto: mr_t_in_dc

Não recicláveis: Cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador e acrílicos.

Vidros

Recicláveis: Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens.

garrafa de vidro
Foto: pixabay

Não recicláveis: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas e vidros temperados planos.

Metais

Recicláveis: Latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros.

Latinhas
Foto: cuducos

Não recicláveis: Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

É importante ressaltar que a presença de lixo não reciclável durante o processo de reciclagem pode trazer problemas, como prejudicar a qualidade do produto final reciclado ou até quebrar a máquina que faz o processo de reciclagem. Por isso, na hora de separar o material reciclável deve-se ter o máximo de cuidado possível para não prejudicar todo o processo.