Ingleses criam dispositivo que identifica se resíduo é ou não reciclável

221 Visualizações

Ao aproximar o equipamento de um material ou lixo ele consegue identificar se o material pode ou não ser enviado para a reciclagem

Algumas embalagens nos deixam um pouco confusos na hora de separar os resíduos para a reciclagem. Mesmo para quem tem experiência, alguns tipos de papel ou plástico deixam dúvida se podem ou não ser reciclados.

Para resolver essa questão, a startup inglesa Cohda criou um dispositivo capaz de identificar se um material é reciclável. O R.I.D. (“Dispositivo de identificação de reciclagem”, em tradução literal do inglês), como é chamado o aparelho, usa infravermelho para fazer a identificação do material. Como cada tipo de resíduo absorve diferentes comprimentos de onda de luz, o RID consegue fazer a diferenciação de cada um deles, independentemente do tamanho, forma ou cor do produto.

O R.I.D. ainda é um protótipo, mas os criadores desejam trabalhar com os governos locais para implementá-lo ao sistema de reciclagem das cidades. Os criadores acreditam que a implementação de um sistema R.I.D. resultaria em uma redução significativa de recicláveis nos aterros, além disso, os materiais poderiam ser ​​classificados de maneira mais eficaz nos locais de processamento.

O projeto inclui ainda a criação de um cartão que, segundo os desenvolvedores, seria acoplado às lixeiras para trazer informações sobre o que pode ser reciclado naquela região, uma vez que os materiais recicláveis podem variar entre os países.

Fonte das fotos:

https://www.cohda.com/wp-content/uploads/2019/06/Scanning-Pack.jpg

https://www.cohda.com/wp-content/uploads/2019/06/Charging-L.jpg