Como reciclar garrafas pet?

3.614 views
Garrafas PET
Foto: mr_t_in_dc

As garrafas PET são embalagens bastante comuns no cotidiano de todo cidadão. Elas são de fácil utilização e de custo baixo, mas o seu material é uma grande ameaça ambiental, já que demora mais de 400 anos para se decompor na natureza.

A utilização das garrafas PET se tornou bastante comum a partir da década de 1990. Nessa época, era de hábito também comum, o descarte de todo tipo de lixo em qualquer lugar. Tendo em vista seu longo tempo de decomposição e a contaminação que pode causar, é extremamente importante sabermos como reciclar este tipo de resíduo.

O Brasil está entre os líderes de reciclagem mundial desse material, segundo um censo de reciclagem feito em 2011, dando destinação correta de 294 mil toneladas de garrafas PET, o que representa 57% das embalagens que são jogadas fora pelos consumidores.

Reciclar significa dar um novo ciclo de vida útil para o lixo passível de reciclagem, portanto há vários meios de reciclar estes resíduos e você pode começar a fazer isso na sua casa. Junte algumas garrafas PET e dedique algumas horas livres da sua semana para transformá-las em objetos de decoração ou potes para guardar uma variedade de materiais.

É possível fazer objetos bem úteis e esteticamente bonitos com auxílio de fitas isolantes pretas que, além de melhorar o aspecto do design, irá proteger as possíveis pontas cortantes do plástico. Faça uso de pincéis, tintas, colagens e aplicações de outros objetos para completar seu trabalho.

Horta Vertical
Foto: Ciclovivo

Você também pode construir jardins verticais usando as garrafas PET como vasos. Há inúmeros tipos de vasos que podem ser customizados facilmente, ocupando o espaço de uma parede inteira a um custo muito baixo.

Existem pessoas que vendem objetos de decoração feitos com produtos recicláveis, principalmente de PET, como meio de vida. Confeccionam também mochilas, peças de roupas, puffs, poltronas e até sofás. E não para por aí: luminárias, regadores para plantas, porta guardanapos, banquinhos, brinquedos, porta lápis e canetas também.

Mas se você não se considera apto a fazer seus próprios produtos reciclados, junte as garrafas PET e faça o descarte em postos de coleta desse tipo de material ou doe para alguém que trabalhe com a reutilização de resíduos.

O processo de reciclagem profissional, além de alimentar toda uma indústria e gerar empregos, consegue transformar essas garrafas em matéria-prima para fabricação de outras garrafas, vassouras, escovas de dente, travesseiros, cadeiras, tapetes, linhas, cordas, tijolos, blocos, dentro muitos outros materiais.