Cientistas americanos revelaram que a temperatura média global atingiu um novo recorde, atingindo 17ºC pela primeira vez desde o início do monitoramento por satélite em 1979. Esse valor é considerado o mais alto já registrado e possivelmente o mais alto desde o final do século 19, quando os registros por instrumentos mais antigos começaram.

Os especialistas apontam que essa elevação sem precedentes se deve a uma combinação do fenômeno natural El Niño e ao contínuo aumento das emissões de dióxido de carbono pela atividade humana, o que intensifica o aquecimento global.

Preocupações surgem em relação ao aumento das temperaturas tanto em terra quanto no mar, como evidenciado pelas ondas de calor ocorrendo em pontos incomuns, incluindo o Mar do Norte.

Com o início da fase mais quente do El Niño, os cientistas esperam que ocorram mais recordes diários, mensais e anuais nos próximos meses e até mesmo nos próximos anos.

Segundo especialistas, existe uma alta probabilidade de que julho se torne o mês mais quente já registrado, e espera-se que julho e agosto tragam dias ainda mais quentes à medida que o El Niño se intensifica.

O aumento das temperaturas globais requer uma atenção contínua e ação global para combater as mudanças climáticas e seus impactos crescentes.

Com informações da BBC News Brasil