Copos são transformados em chapas de celulose, que posteriormente são utilizadas para fins de papelaria e materiais similares

Desde junho deste ano a Nissin Foods vem investindo num projeto de coleta e reciclagem das embalagens do seu famoso macarrão instantâneo de copo, o Cup Noodles®. A medida é complementar à ação de reciclagem das aparas dos copos, descartadas na produção do produto.

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) piloto foi instalado na loja Assaí Atacadista Cotia – localizada na Estrada do Embu, na região metropolitana de São Paulo. Em seis meses de ação foram coletados 3.428 copos e 1.900 kg de resíduos, provenientes de diferentes embalagens, foram enviados para a reciclagem. “Estamos em processo de instalação de um segundo ponto. Realizamos também uma ação com PEV durante o Rock in Rio, onde estávamos presentes com a venda de produtos. Até o momento, destinamos para reciclagem 40 mil copos”, explica a Gerente Geral de Qualidade da Nissin, Glaucia Tonelli.

Todo o material coletado neste PEV de Cotia é encaminhado para uma cooperativa no mesmo município, que realiza a triagem do material. Posteriormente, os resíduos vão para uma indústria de papelão no Paraná, onde é feita a separação do plástico e da celulose, sendo esta última utilizada no processo produtivo da indústria. “Pensando na economia circular, substituímos os ‘chapatex’, utilizados em nossa operação logística para separação de produtos, por chapas de celulose oriundos da reciclagem dos copos. Além disso, também são usados como capa para os cadernos que distribuímos para os nossos clientes e de uso interno”, explica Glaucia. Agora, a empresa planeja expandir a ação de coleta dos copos no Paraná e em outras localidades.

Comitê de sustentabilidade

Com o objetivo de incentivar mais medidas sustentáveis, a Nissin criou um Comitê de Sustentabilidade. Composto por funcionários de diferentes áreas da empresa, este comitê tem como objetivo o desenvolvimento constante de ações que promovam melhorias ambientais e sustentáveis na companhia. Por meio do Comitê a empresa já adotou outras medidas sustentáveis que já apresentam resultados.

Uma dessas medidas acontece em sua fábrica de Glória de Goitá (PE). Através de uma parceria com a ORG Serta, a empresa doa paletes e composto orgânico, que são utilizados em oficinas de ações educacionais. Em 2019 já foram reciclados cerca de 800 kg de paletes e doados aproximadamente 5 mil kg de composto orgânico. A ORG Serta, que contribui para o desenvolvimento de comunidades rurais, recicla os paletes e os transforma em móveis de madeira. O composto orgânico, por sua vez, é usado como adubo.