“Caixa Energia Renovável” pode subsidiar até 100% do custo com painéis solares.

Os sucessivos aumentos na conta de luz têm colaborado para o aumento da procura por fontes renováveis de energia. Tanto que, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a quantidade de painéis solares instalados em 2020 aumentou 70% no país em comparação ao ano anterior. Para 2022, a entidade prevê que este cenário praticamente dobrará em capacidade frente a 2021, impulsionado pelo novo marco legal e pela procura de alternativas pelo consumidor para diminuir as despesas com energia elétrica.

No entanto, o Brasil ainda está atrasado na adoção da tecnologia. Dos mais de 89 milhões de consumidores de eletricidade, nem 2% faz uso do sol para produzir energia limpa, renovável e competitiva. Isto porque as células e painéis que são necessários para aproveitar a energia solar têm um custo alto de aquisição que pode começar na faixa dos R$15 mil, dependendo do consumo de cada residência.

Projeções da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) apontam que a demanda por energia elétrica deve triplicar no Brasil até 2050. Por isso, é preciso repensar a eficiência de toda a cadeia, considerando formas sustentáveis de gerar e distribuir energia.

Incentivo do governo

Já sabemos que, ao gerar eletricidade limpa em casa, reduzimos de imediato a pegada ecológica. Só que a proteção do meio ambiente precisa estar aliada à inclusão social e econômica. E é com este objetivo que a Caixa Econômica Federal lançou recentemente uma linha de crédito para apoiar financeiramente os consumidores de todas as residências brasileiras e pequenos empreendedores privados que atuam nos setores de energia e bioenergia.

Com juros de 1,17% ao mês e prazo de até 5 anos para pagar, o “Caixa Energia Renovável”, poderá financiar até 100% do custo das placas solares. A Caixa estima que a iniciativa poderá financiar 1,5 milhão de famílias que poderão contar com uma redução de 95% no custo da energia elétrica. O financiamento poderá ser contratado por meio do celular, pelo aplicativo Caixa Tem.

Outras iniciativas em prol do meio ambiente

Além do projeto para pessoas físicas, a Caixa já oferece outras linhas de crédito voltadas para empresas. Uma delas é a MPE Ecoeficiência, que oferece crédito a empresários para financiamento de máquinas e equipamentos que reduzam a geração de resíduos e emissão de poluentes.

Com uma taxa de juros a partir de 1,09%, seis meses de carência e até 54 meses para pagar, a MPE Ecoeficiência financia até 100% da compra de sistemas de geração renovável de energia e de aquecimento solar de água para melhoria de eficiência energética e para filtragem de gases.

Energia Solar para todos

O Brasil é um dos países com maior irradiação solar do mundo, o que favorece o crescimento constante no investimento em energia solar fotovoltaica.

Atualmente, a grande maioria dos bancos, públicos e privados, oferecem inúmeras linhas de financiamento, tornando mais acessível o acesso a essa tecnologia para boa parte da população, especialmente as classes mais baixas. Ao estimular iniciativas voltadas à eficiência energética, as instituições contribuem não só com o desenvolvimento do país, mas principalmente com a preservação ambiental.

Fontes: Forbes | Caixa | Band | Absolar