Foto: Forbes

A icônica boneca Barbie tem agora uma nova versão ambientalista! Inspirada na primatologista e antropóloga britânica, Jane Goodall, o brinquedo foi lançado recentemente pela fabricante Matell.

A mais nova barbie faz parte de um conjunto de bonecas que representam outras profissões ligadas à sustentabilidade, como cientista de conservação, engenheira de energia renovável, diretora de sustentabilidade e defensora do meio ambiente. Todas elas foram produzidas com plástico retirado dos oceanos e são certificadas como neutras em carbono pela Climate Impact Partners.

Para Lisa McKnight, Vice-Presidente Executiva na marca, a nova coleção é uma forma de homenagear as mulheres na ciência e na conservação, além de inspirar as crianças a aprenderem mais sustentabilidade e sobre como proteger o planeta, criando histórias que estimulem a consciência ambiental por meio de brincadeiras.

A novidade não é necessariamente uma inovação, já que a Mattel havia lançado uma primeira linha de Barbies feitas com plástico reciclado retirado dos oceanos, chamada “Barbie Loves The Ocean” (em português, a Barbie Adora o Oceano). A empresa tem como objetivo utilizar 100% de materiais plásticos reciclados, recicláveis ou de origem vegetal em toda sua linha de produção até 2030.

Quem é Jane Goodall

Jane Goodall é uma das primatologistas e conservacionistas mais célebres do mundo por sua jornada para estudar chimpanzés em campo na Tanzânia aos 26 anos. Ela é reconhecida em todo o mundo pelo compromisso vitalício com a proteção desses animais e pela preservação da fauna do planeta. Sobre o lançamento, ela diz: “Em toda a minha carreira, sempre quis ajudar a inspirar crianças a serem curiosas e explorarem o mundo à sua volta – assim como eu fiz na minha primeira viagem à Tanzânia há 62 anos. Estou entusiasmada pela parceria com a Barbie e por encorajar jovens crianças a aprenderem sobre o seu ambiente e a sentirem que podem fazer a diferença. Através desta parceria, espero inspirar a próxima geração de ecolíderes a juntar-se a mim na proteção do nosso planeta, lembrando a todos que podemos ser tudo o que quisermos, onde quisermos”.

***

Tem interesse em saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade? Conheça também o podcast do Pensamento Verde e ouça bate-papos com profissionais especialistas no tema.

Fontes: Forbes | Green Savers