CogniABle é uma ferramenta de baixo custo que ajuda na identificação do autismo em crianças

Estima-se que uma em cada 160 crianças tenha autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Um estudo de 2018 descobriu que o autismo é muito recorrente na Índia, onde uma a cada 100 crianças é autista.

Pensando em uma solução fácil e de baixo custo que ajude a identificar essas crianças o mais cedo possível, para que sejam encaminhadas a um tratamento adequado, uma equipe formada por psicólogos e especialistas em tecnologia desenvolveu uma plataforma, intitulada CogniABle.

Trata-se de uma plataforma online que realiza uma triagem usando Inteligência Artificial (Machine Learning) para diagnosticar crianças com autismo. A ferramenta mede as habilidades comportamentais da criança, com base em seu motor fino, motor grosso e ações complexas, e depois mostra o resultado da triagem, sugerindo um plano de tratamento personalizado para cada criança.

Os desenvolvedores garantem que este programa é mais eficaz e mais barato no diagnóstico de crianças pequenas do que os métodos tradicionais. Por isso, a CongiABle assinou contratos com redes de hospitais na Índia e licenciou um currículo baseado em evidências de especialistas dos EUA.

Maiores detalhes sobre a ferramenta podem ser conferidos no site da CogniABle.